TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula Realismo, Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  3.644 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Realismo, Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Justificativa: Conhecer o período literário através do romance escrito. Machado foi um grande influenciador na época ate os dias de hoje, sendo assim obrigatória a apresentação de suas obras no ensino médio.

A obra literária de Machado era marcadamente romântica, mas na década de 1880 ela sofre uma grande mudança estilística e temática, vindo a inaugurar o Realismo no Brasil com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). A partir de então a ironia, o pessimismo, o espírito crítico e uma profunda reflexão sobre a sociedade brasileira se tornarão as principais características de suas obras. Em 1897, Machado funda a Academia Brasileira de Letras, sendo seu primeiro presidente e ocupando a Cadeira Nº 23.

Objetivos gerais: Ao criar um narrador que resolve contar sua vida depois de morto, Machado de Assis muda radicalmente o panorama da literatura brasileira, além de expor de forma irônica os privilégios da elite da época.

A obra será trabalhada com o 1° ano do ensino médio.

Objetivos específicos: em primeira etapa colocaremos em quadro para manter no caderno como anotação uma breve história com uma linha cronológica exemplos e exercícios para se chegar ao conhecimento pleno sobre conteúdo apresentado.

Etapas previstas:

1 Apresentação do período literário.

2 apresentação do autor – Machado de Assis

3 apresentação da obra - Memórias Póstumas de Brás Cubas

4 Dinâmica e finalização.

Metodologia: professor trabalhara com alunos em circulo para poder trabalhar a afetividade e a interatividade dos alunos, será exposta a obra assim como seu desenvolvimento e um guarda chuva com trechos do livro para os alunos lerem, não fará nenhum método de avaliação, pois o intuito deste trabalho é mostrar a obra para os alunos do ensino médio, assim os convidando para fazer a leitura da mesma.  

Dinâmica: Após explicação sobre o autor e a obra de Machado de Assis, passaremos o guarda-chuva e cada aluno vai ler um trecho da obra.

Bibliografia

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/memorias-postumas-de-bras-cubas-resumo-da-obra-de-machado-de-assis/

http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm05.pdf

http://www.infoescola.com/livros/memorias-postumas-de-bras-cubas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com