TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula de língua portuguesa

Por:   •  1/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Língua Portuguesa Etapa VII

1) Pesquise no dicionário ou na internet a diferença entre trabalho e emprego. Em seguida, leia os textos e responda: O tema de cada texto a seguir nos remete, respectivamente, à ideia de TRABALHO ou à de EMPREGO?

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

2) Na sua opinião, a imagem ao lado traduz melhor a ideia de trabalho ou a de emprego? Escreva sua opinião e o que, na imagem, a justifica, nas linhas abaixo. 

[pic 4][pic 5]

Vamos ler o texto...

A partir da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra entre final do século XVIII e início do século XIX, o uso de novas tecnologias na produção de mercadorias passa a ser cada vez maior. Essa atitude garante aos industriais (donos de indústrias, donos dos meios de produção) maiores lucros, já que conseguem baratear o preço final de cada produto e, ao vendê-los em grande quantidade, a soma total de cada pequeno ganho gera um montante considerável de rendimentos no final do processo. Os grandes símbolos desse período são o carvão, o ferro e as máquinas a vapor. Essa revolução trouxe um novo personagem para a história: o operário fabril.

Despossuído dos recursos que lhe garantam condições de produzir a própria subsistência, esse sujeito tem apenas a própria força de trabalho. Sendo assim, ele a oferece no mercado em troca de um salário.

A fase seguinte de inovações na produção industrial ocorreu no final do século XIX. Costuma-se denominar esse momento como o da Segunda Revolução Industrial. A grande característica do período foi aproveitar novas fontes energéticas como eletricidade e petróleo. Tanto foi assim que o motor a combustão, pouco tempo depois usado nos automóveis, e o motor induzido foram as marcas dessa fase.

Escrevendo a partir do Texto

3) O texto fala sobre duas fases de inovações na produção industrial. Escreva um breve parágrafo dizendo que fases são essas e quais são suas principais características.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Do fordismo ao pós-fordismo

No início do século XX, Henry Ford, um estadunidense produtor de automóveis, modificou vários itens no processo produtivo em suas fábricas e acabou influenciando a produção industrial em geral. O uso da linha de produção foi popularizado, ajudando na especialização dos trabalhadores, isto é, cada um fazia apenas uma parte do processo produtivo. Nesse modelo, apesar de o operário ser visto como um consumidor em potencial, é possível ver o contínuo uso de máquinas, muitas substituindo o trabalho humano. De todo jeito, o fordismo foi praticamente absoluto até a década de 1970 tendo o Estado o papel de garantir bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (88.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com