TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio de Literatura Portuguesa

Por:   •  28/8/2020  •  Artigo  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]         

[pic 2]

[pic 3]

Universidade Aberta do Brasil

Universidade Federal do Ceará

Instituto UFC Virtual

        

DISCIPLINA:   LITERATURA PORTUGUESA

COORDENADOR DA DISCIPLINA: PROF:  ANA MARCIA

ALUNA: FRANCISCA WDENIA SILVA COSTA

TUTOR A DISTANCIA: ANTONIO MARCOS

ATIVIDADE DA AULA – IV

José Saramago é um escritor apreciado no Brasil. Principalmente após sua premiação com o Nobel de literatura em 1998 e em 1995 o prêmio camões, o que aumentou sua popularidade. Suas produções artísticas garantiu uma grande aceitação e um grande número de leitores que desafiou diversas fronteiras e etnias. Saramago destacou-se pela originalidade, as diferenças na condução textual e problematização de diversas questões.

        Há uma linha bem distinta entre literatura e cinema, nem sempre as produções cinematográficas são fies as produções literárias. O Ensaio sobre a cegueira do escritor português Jose Saramago fora uma adaptação homônima para o cinema, produzida pelo direto brasileiro Fernando Meirelles.

O tema e toda a problemática é bem complexos, a cegueira abordada pelo autor é uma metáfora da humanidade, além de fazer uma crítica a sociedade, á perca dos valores morais e éticos. Percebemos que é o cenário da sociedade atual que se deixa dominar pelas grandes mídias digitais, onde o ter é mais que o ser, o exagerado consumismo, o imediatismo, onde toda informação está no alcance de um click sem processar ou refletir sobre o que está consumindo. Vejo que esta é a grande cegueira da humanidade.

 A obra denota a importância da visão na vida do ser humano. O livro relata uma situação bem tensa onde apenas os mais fortes conseguem vencer. Uma cegueira branca, isso por que as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa, se espalha por uma cidade e vai atingindo todos os moradores, de modo a disseminar o caos. É uma história muito forte que prende a atenção do leitor. A leitura do livro requer do leitor interpretação e atenção, as vezes pode se perder nas falas dos interlocutores por falta de pontuação, palavras pouco conhecidas e, até mesmo desconhecidas, sem falar de criar imagem do que é lido em nossa mente. Logo se ver que requer uma leitura mais acurada.

Já no filme não temos dificuldades de interpretação pois os recursos audiovisuais nos ajuda, além de reter nossa atenção. Como dito no início são duas linguagens diferentes; escrita - uso do raciocínio, mentalidade, concentração, ter domínio de leitura, a outra os recurso audiovisuais, sons, imagens imagéticas ou reais. O cinema tem várias linguagens para formar um sentindo e deixar o espectador a par da mensagem que se quer repassar. Vejo que para muitos é bem mais fácil assistir um filme de uma produção literária do que ler o livro. Na verdade acho que a chegada dessas tecnologias tem distanciado o homem da leitura, principalmente pela cultura do imediatismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (250.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com