TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Ftc

Artigos Científicos: Portifolio Ftc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

1.APRESENTAÇÃO

A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer.

Albert Einstein.

Você já pensou a vida sem a presença de educação? Ninguém foge dela seja em casa no trabalho na rua ou na escola, todos nós nos envolvemos com ela: para aprender, para ensinar para aprender e ensinar. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.

A educação tem como finalidade propiciar a criança condições para que resolva por si próprio os seus problemas, e não as tradicionais idéias de formar a criança de acordo com modelos prévios ou mesmo orientá-lo para um porvir.

Tendo o conceito de experiências como fator central de seus pressupostos, chego à conclusão de que a escola não pode ser uma preparação para vida, mas sim a própria vida. Dessa forma experiência e aprendizagem estão unidas de tal forma que a função da escola encontra-se em possibilitar à criança uma reconstrução permanente da experiência.

A educação progressiva está no crescimento constante da vida á medida que vai sendo aumentado o conteúdo da experiência, assim como o controle que podemos exercer sobre ela.

Assim, graduanda do curso de Licenciatura em História pretendo na execução dos Seminários reportando os PPP’s - Pesquisas e Práticas Pedagógicas - inovar e discutir temas transversais que condigam com as realidades destes múltiplos olhares em sala de aula e que muitas vezes são transpassados à igualdade do pensar e refletir, sem muitas vezes o professor se dar conta de que ali existe uma pluralidade e uma multiplicidade de interesses e realidades sócio-históricas, portanto este portfólio tende demonstrar meu período de vida acadêmica durante este curso.

06

2. OBJETIVOS

2.1 - OBJETIVOS GERAL

Este portifólio tem por objetivo proporcionar reflexão acerca da nossa vida acadêmica a partir das teorias estudadas, em todos os temas transversais no decorrer do Curso de Licenciatura em História.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Ter atuação positiva e crítica no meio social, tendo em vista o verdadeiro papel da educação na práxis pedagógica;

 Refletir sobre a função da educação;

 Atuar como educadores na formação de cidadão autônomos, críticos e participativos, capazes de transformar a sociedade em que vive.

 Adotar valor morais de uma maneira consciente e participativa.

07

3- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Quando falamos em educação devemos confiar no esforço do aluno também investir em seu potencial, pois o ser humano não vive sem conhecimento. Pensar no professor do próximo milênio é pensar em um a gente de transformação social local que esteja atento a todas as instancias propícias á aprendizagem, isso desde ás simples aulas explicativas até a utilização dos recursos tecnológicos.

Como podemos atuar, enquanto educadores, na construção de um mundo melhor.

A educação está passando por um momento de mudanças essas que tentam acompanham o ritmo do novo milênio, portanto o momento atual exige transformações profundas em nossa prática pedagógica.

O educador deve ser visto um agente dinâmico que atenderá o educando como um todo, proporcionando-lhe condições de torna-se um ser pensante, ativo, investigador e participante.

O educador deve oferecer ao aluno experiências concretas que tornem um elemento participante, reflexivo, crítico, transformador e capaz de resolver seus próprios problemas.

É necessário que o educador parta do concreto, da experiência diária do aluno, dos conhecimentos que ele já detém e também sejam dados oportunidades de busca, de descoberta, de valorização do pensamento reflexivo, liberando a criatividade, permitindo-lhe a compreensão dos conceitos para serem aplicados em situações novos.

O educador precisa estar comprometido com sua tarefa de educador e ter competência técnica, buscando sempre uma atualização de sua prática pedagógica. Deve também favorecer o processo de adaptação da criança à escola e ao seu meio ambiente, numa ação conjunta, cooperativa e participativa.

08

3.1. DIALOGANDO SOBRE OS TEMAS TRANSVERSAIS

A educação é sem dúvida é a base fundamental na vida do ser humano. Só que a boa educação é aquela que trás um futuro sustável. Segundo Paulo Freire (2001, p.32). “Não há ensino sem pesquisa”. Fala-se hoje com insistência, no professor pesquisador (...). Faz parte da natureza da pratica docente a indagação, a busca a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente o professor se perceba e se assuma porque professor como pesquisado.

O relatório Delors (2000) sobre a educação enfatiza como condição necessária para as próximas gerações, quatro saberes fundamentais: aprender a aprender, aprender a fazer, a aprender a ser e a aprender a conviver. Estas concepções demarcam um novo olhar sobre a função educativa: não mais a transmissão de conteúdos, e sim a formação dos sujeitos cognitivos com competência e habilidades para enfrentar situações inesperadas, solucionar problemas inéditos, acompanhar o desenvolvimento do conhecimento em áreas de interesse e respeitar a pluralidade cultural e planetária.

Sabe-se que a formação de professores tem sido um tema de varias discussões, principalmente por apresentar novas maneiras do ato/ pedagógico/ educativo tendo como base a pesquisa, cuja é fundamentada nos instrumentos proporcionados dentro e fora das instituições. E preciso a apreensão do conhecimento cientifico para que ocorra uma prática reflexiva, através do questionamento da dúvida, da incerteza, enfim, da inquietação, da qual nos lança para uma pesquisa colaborativa atrelada a nossa realidade.

Atualmente o grande desafio da escola é trabalhar o individuo considerando o contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com