TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pragmática - Concepção de Bakhtin

Por:   •  11/2/2016  •  Exam  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades referentes às aulas 7 e 8

1-Releia a aula 7 , pesquise nos arquivos ,na rede  e em sua biblioteca  e escreva um texto reflexivo(seu), que não ultrapasse a 20 linhas, expondo o que entendeu sobre a “Virada pragmática” sobre a qual discorremos até o momento e em que medida a pragmática e a sociolinguística se interpenetram.

Obs.: Sempre que tiver dúvidas com relação às palavras novas que possam aparecer na hora em que estiver lendo... Vá ao dicionário, de preferência consulte um dicionário de linguística: como sugestão tem dicionário de Dubois (Dicionário de Linguística).

Sempre leia as dicas para elaborar textos.

Dê título ao seu texto.

Pragmática e sociolinguística:  Há diferença?

        A pragmática é o estudo baseado nas escolhas linguísticas no meio social e o modo de como reagimos em relação a outras pessoas. A pragmática não é apenas um instrumento para ser apresentado as coisas do pensamento, ela permite ações como pensar, conhecer e deduzir a linguagem, é muito mais além do que simplesmente nomear objetos, e sim ao entendimento do ato da fala, os jogos de linguagem e o modo como usá-lo.

        A virada pragmática no século XX revolucionou a linguística que foi da preocupação da estrutura para o uso que fazem a lingua. Os estudiosos da linguagemestavam preocupados em conhecer a variação na hora da execução da falaa forma de como era expressa e que reação causava no público ouvinte.

        Muito embora os pensamentos sejam diversos, é de necessária importância o cuidado com o uso das palavras utilizadas demonstrando respeito receptor da mensagem. Denominamos essa atitude de normas de formalidade, que está voltado ao modo de expressão (se é claro, breve, e a gramatica) mosntrando atitude racional adequada no momento da fala.

        A pragmática serve para a separação de nível de língua como fonológia, sintática, semântica. Ainda não existe campo específico de estudo, mas inter-relaciona com a semânticaque são conhecimentos, implicações e crencaqs que falantes e ouvintes usam para interagir-se.

        Já a sociolinguística se sobrepõe à pragmática referente ao estudo dasm relações sociais, pois a sociolinguística mantém o foco como a sociedade reage sobre a língua, de como a sociedade lida com a variedade, e variável aspectos e efeitos da linguística.

2-Suponha que você seja um criador de campanhas publicitárias e que tenha sido    contratado por uma indústria de perfumes para produzir os textos de propaganda de uma nova linha masculina. Levando em conta as características próprias da linguagem de cada grupo social, escreva um pequeno texto dirigido a cada um dos seguintes tipos de público consumidor do produto:

a) jovens adolescentes urbanos

Perfume el natural feito para você

El natural possível a fragrância que você procura para todos os momentos, vai para a escola, casa do amigo, ver a namorada, ir pra uma balada? Por que não usar el natural?

b)homens de elevado padrão socioeconômico

El natural feito com bastante classe para você.

El Natural traz consigo as mais exóticas fragrâncias trazidas de diversas partes do mundo para atender a clientes elegantes como você em que aparência e estilo são fundamentais. Entre em contato com nossos revendedores.

3-A citação que segue carrega a essência da teoria de Mikhail Bakhtin, leia com atenção e depois desenvolva a atividade solicitada.

“Tudo se reduz ao diálogo, a contraposição dialógica enquanto centro. Tudo é meio, o diálogo é o fim. Uma só voz nada termina, nada resolve. Duas vozes são o mínimo de vida” (Mikhail Bakhtin).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com