TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Ensino

Artigos Científicos: Pratica De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

NÚCLEO EAD SANTARÉM PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

ALUNO (A): ARLENE SANTOS DE ALMEIDA

TURMA 01 - ONLINE

SANTARÉM–PÁ

2014

ALUNO: ARLENE SANTOS DE ALMEIDA

RA: 1092374

GEOGRAFIA

ETAPA I

Trabalho apresentado à disciplina de Prática de Ensino, para obtenção de conceito na disciplina.

SANTARÉM – PA

2014

1.1 Atividades

1.1.1 Atividade 1

Você deverá fazer uma pesquisa. Escolha uma escola de sua cidade ou região, e faça uma investigação, levantando os seguintes aspectos:

a) nome da escola;

Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Vargas.

b) data da fundação;

15 de janeiro de1939

C) número de alunos que atende;

281 alunos matriculados

d) níveis de ensino que oferece;

Ensino Fundamental -1º ano a 8ª Série

EJA – (2ª,3ª e 4ª etapas)

e) localização (Como é o entorno da escola? Como é o prédio?);

Prédio oficial :todo na ovenaria ,1 diretoria/secretaria, 1 cozinha com refeitório , 1 deposito ,1 sala para o laboratório de informática ,4 banheiros , 6 salas.

Prédio anexo: 1 barracão,1 cozinha,4 salas de aula , 1 sala de leitura, 3 banheiros, 1 sala de arquivos.

f) tipo de bairro-vizinhança (bares, livrarias, espaços de lazer etc.);

Bares, uma pequena praça em frente da escola, uma quadra esportiva da comunidade em geral.

g) infra-estrutura (pontos de ônibus, telefones públicos, luz, água, asfalto);

Um telefone publico no prédio anexo (orelhão), uma parada de ônibus próximo a praça, asfalto, água encanada, luz elétrica.

h) tipos de moradia;

Terreno próprio da escola.

i) reflexos da escola na comunidade: suas festas, projetos comunitários, "barulhos", dentre outros;

A escola participa com a comunidade com o festival da mandioca há cinco anos, festas juninas.

j) participação/influência da comunidade na escola: grupos religiosos, esportivos, artístico-culturais e eventos de natureza diversos;

A comunidade sempre tem participado com todas as programações da escola como, por exemplo, festa do padroeiro da comunidade, jogos de férias.

k) presença dos conceitos científicos estudados no cotidiano da escola.

Os conceitos são transversais, como em palestras, roda de conversa, que acontece em cada bimestre,com temas relacionado com drogas ,DST.

1.1.2 Atividade 2

Organize as informações recolhidas e redija um texto de, no máximo, 30 linhas. Registre as suas observações, comentando-as à luz dos conhecimentos adquiridos.

Assim, em 15 de Janeiro de 1939 surge a escola Darcy Vargas,situada na estrada 08,também conhecida como coração de Belterra,um dos centros de destaque da vila.O Educandário foi inicialmente chamado de grupo Edsel Forde,pois era um estabelecimento anexo e em 28 de outubro de 1972 por determinação da secretaria do ministério da agricultura todos os recintos escolares trocariam seu nome de origem passando a se clamar grupo escolar Darcy Vargas , nome recebido para homenagear a esposa de Getulio Vargas ,presidente em exercício,que em 1939 haviam visitado Belterra na ocasião ela doou um prédio para creche.Em dezembro de 1978 agora por iniciativa do secretario do estado de educação ,professor Acy de Jesus de Barros Pereira,sendo chamada escola Darcy Vargas ,conforme a portaria Nº 873/78.Em 1998 com a emancipação do município ,a escola passa para a administração municipal recebendo o nome de Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Darcy Vargas,hoje autorizada por dois anos como escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Vargas.

O nível de atendido, o ensino fundamental de 1º ano a 8ª série e o EJA com o total de 281 alunos matriculados, com turnos matutino,vespertino e noturno ,com 26 funcionários .Vale ressaltar este estabelecimento é considerado pólo pois atende a escola Zélia Braga ,localizada na estrada dez ,com 57 alunos nas séries iniciais do ensino fundamental .Os programas inserido na escola são:PNLDE(programa nacional de livros didáticos),PDDE (Programa de dinheiro direto na escola),programa de inclusão com 8 alunos incluso,o projeto mas educação,é onde os alunos estão com rendimento baixo e são inserido neste projeto . Tendo também o projeto de terminar a sala de computadores para dar inicio das aulas de informática, e ampliação da secretaria e salas dos professores. A missão da escola é oferecer aos alunos educação de qualidade, bem como contribuir para a formação de cidadãos éticos, cooperativos e capazes de atuar como agentes de transformação social. A visão de a escola ser reconhecida como instituição de qualidade, visando o sucesso educacional, social e pessoal da comunidade escolar.

Essa atividade tem como objetivos:

• conhecer os programas/projetos/fundos do Governo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com