TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual do agrupamento do narrar e linguagem corporal

Trabalho acadêmico: Produção textual do agrupamento do narrar e linguagem corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  7.754 Palavras (32 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 32

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

LÍLIAN GONÇALVES DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

“PRODUÇÃO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR E LINGUAGEM CORPORAL”

MONTES CLAROS

2013

LÍLIAN GONÇALVES DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia – (6º

Semestre) da Unopar – Universidade Norte do Paraná,

Produção Textual Interdisciplinar Individual para

obtenção de nota das disciplinas: Organização do

trabalho Pedagógico nos anos iniciais E. F: Reflexão e

Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de

Educação Física Escolar, Seminário Vl.

Profs: Sandra Rampazzo,Marilzete Steinle,Juliana

Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.

MONTES CLAROS

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 CONCEITO DE GÊNEROS TEXTUAIS 05

2.1 Gêneros Textuais e Suas Características 07

3 PRODUÇÃO TEXTUAL DO AGRUPAMENTO DO NARRAR

E LINGUAGEM CORPORAL. 08

3.1Agrupamento do Narrar 09

4 LINGUAGEM CORPORAL

4.1 A Importância da Linguagem Corporal Infantil na Educação 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 20

REFERÊNCIAS 20

1- INTRODUÇÃO

Neste portifólio quero mostrar um pouco do que entendo a respeito do gêneros textuais,pois são um dos pontos mais importantes da língua portuguesa,com eles, Gêneros textuais com definições e conceitos,podemos escrever reportagens ,cartas,bilhetes,histórias,e etc...Muitas vezes não damos conta do quanto é 10importante para a nossa língua.

Com eles conseguimos viajar numa música,história,carta e outras escritas de acordo com o que foi usado naquilo que no momento a pessoa possa estar lendo.Muito bonito o gênero narrar, com ele as histórias ficam ainda mais bonitas e divertem as crianças ou mesmo os adultos. Na hora de ouvir uma noticia ou mesmo um conto as emoções se tornam bastante intensas .

Nesse tempo de estudo tenho a ideia final do quanto os gêneros textuais são importantes para nossa literatura,e para nossa vida pessoal também,pois com eles podemos conversar sabendo talvez mais sobre o que falamos.Acredito ser importante a pessoa ter a noção do vocabulário que esta sendo usada principalmente numa escola,sala de aula quando se está atuando como educador, neste momento se torna ainda mais importante o saber ,e o que se fala ,se praticam no momento.Sem essa reflexão e entendimento ,podemos estar ensinando,falando usando uma língua,ou vocabulário incorreto em momentos que jamais poderia acontecer ,como por exemplo:usar o gênero errado ,vocabulário para uma criança em sala e com isso ela irá aprender como o correto ,e passar a praticar de forma incorreta em sua vida ,e será com certeza prejudicial a ela no futuro escolar e pessoal.Antes de passarmos o conhecimento aos alunos temos que estudar e ter consciência que não podemos passar mais ou menos para as crianças,ou mesmo jovens e adultos,tem que mostrar á eles o que é certo na vida escolar.O professor precisa sempre estudar e refletir pois com gêneros textuais poderá mostrar ,o quanto é importante usá-los corretamente na vida em geral,pois assim se torna uma linguagem bonita e agradável de se usar em qualquer meio em que se vive, pois eles são os meios de comunicação.

1. GÊNEROS DE TEXTOS

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõe os textos, sejam eles

Orais ou escritos Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.

Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa ,etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Schneuwly e Dolz publicaram um quadro onde as tipologias são cruzadas com os gêneros. Desse quadro é possível deduzir que é tão importante ensinar as tipologias quanto os gêneros. Para os dois autores, há cinco tipologias que é preciso considerar no ensino de língua. Cada uma dessas tipologias é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos. Por exemplo, num conto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com