TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor pesquisador

Por:   •  22/10/2015  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO – CLC

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-ESPANHOL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA - IMEPE

A prática da pesquisa para a formação de professor/pesquisador é de fundamental importância para o seu desenvolvimento em sala de aula, para que sejam promotores de conhecimentos aumentando a qualidade educativa. Existem várias técnicas e metodologias, mas não há um método científico específico para o progresso da pesquisa, mas deve enfatizar algo novo, transformando essa nova pesquisa em conhecimento.

De acordo com as imagens, alunos que realizam pesquisas adquirem maior conhecimento. Através da pesquisa, os alunos tem a alternativa de descobrir coisas novas. Sempre que tiver oportunidade, o professor deve orientar seus alunos a pesquisarem assuntos referentes aos que estão sendo estudados, a fim de aumentar seu conhecimento, utilizando variados instrumentos de pesquisa como livros, internet, jornais, entre outros.

Quando o professor é também um pesquisador, ele consegue unir prática e teoria, onde devem adotar alguns requisitos como especialista em metodologia de pesquisa, conhecedor de estratégias, capaz de lidar com variadas técnicas de pesquisa e demonstrar criatividade em suas ações.

A pesquisa e a reflexão são elementos necessários e importantes para a formação escolar. A realização de atividades de pesquisa em sala de aula em busca de informações ou conhecimento torna-se um esforço mental que auxilia no processo de aprendizagem.

A pesquisa representa um recurso relevante para o desenvolvimento e é essencial para a formação escolar. Um problema comum é a falta de compromisso do professor/pesquisador, que a falta de tal prejudica o aprendizado aos alunos. Há uma exceção para alguns professores que estão impossibilitados a realizar a prática da pesquisa por causa da elevada carga horária, baixa remuneração e pouco incentivo por parte da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com