TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

Por:   •  15/6/2018  •  Artigo  •  4.212 Palavras (17 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 17

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

A PRÁTICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS

Alcebíades Queiroz Libório1

Alcineide Queiroz Libório2

Maria Amélia Gois de Carvalho3

Alcides Castro Amorim4

Helisangela Ramos da Costa teixeira5

Cleide Maria Guedes Amorim6

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar um espaço de discussão a respeito da Formação Continuada do Professor de Matemática e sua Prática pedagógica do professor pesquisador em sala de aula utilizando como método jogos educativos. A importância do trabalho veio por conta da necessidade de compreender a realidade que nos rodeia e analisar a Formação Continuada do Professor como um ponto de partida para as mudanças dentro do contexto da educação, uma vez que o professor cria suas ações pedagógicas pelas necessidades, que se apresentam no cotidiano escolar, mais especificamente diante das dificuldades dos alunos e de suas práticas pedagógicas. Para fazer a relação entre praticas do professor e a Formação Continuada do Professor, foi realizada pesquisa bibliográfica com autores que tem demonstrado competências cientificas nas suas abordagens. Este trabalho procurou analisar as produções realizadas pelos professores com intenção de facilitar a aprendizagem dos alunos. Com vista nessa necessidade de facilitar a aprendizagem, o jogo “Navegando no rio do conhecimento com Sistemas de Equações do 1º grau” vem como uma proposta de intervenção com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a aplicação do mesmo.  Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevistas através de questionários com perguntas abertas subjetivas com professor de matemática do ensino fundamental. O trabalho resultou na percepção de que a Formação Continuada do Professor de Matemática viabiliza um saber novo, com novas metodologias e praticas educativas diferenciadas e, também um saber compartilhado, fruto de uma nova visão de educação de futuro e de qualidade.  É preciso que o professor saia daquele antigo método tradicional e explorar novas estratégias inovando em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada; Saber; Educação.

  1. INTRODUCAO

O presente trabalho vem abordar um tema bastante relevante para a educação. Trata-se, portanto, da Formação Continuada do Professor de Matemática. A prática pedagógica do professor pesquisador na sala de aula através da aplicação de jogos educativos. Pode-se dizer que nos últimos anos a educação vem passando por um processo rápido de transformações nas formas de viver, de conviver nos modos de fazer e de ser das pessoas e principalmente do professor. Todo esse processo de mudança precisa ser acompanhado pelo professor de matemática, o qual deverá ser parte integrante dessas transformações. Os tempos de agora são outros e por isso espera-se que os professores de matemática não necessariamente sejam melhores ou piores, mas que façam do método pedagógico algo diferente, inovador e facilitador da aprendizagem.

A Formação Continuada possibilita aos professores a aquisição de novos saberes, novas práticas metodológicas, abre espaço ás possibilidade do aprendizado da atualização, do enriquecimento para as mudanças que acontecem ao nosso redor. A formação continuada abre um leque de ações que favorecem o desenvolvimento profissional do professor para um bom desempenho na sala de aula. Mas, para que isso seja possível é preciso que o professor esteja aberto ás novas mudanças, esteja preparado a construir uma nova metodologia de trabalho, ou seja, aprender fazer fazendo.  Todo processo de formação de professor, seja ele de qualquer área de ensino, inclui necessariamente componentes curriculares orientadores para o tratamento sistemático do fazer educativo, da prática pedagógica, a qual todo professor em formação, ao voltar a seu ambiente de trabalho deverá por em prática todo esse aprendizado, a fim de que os educandos possam ter maiores possibilidades de aprendizagem. O professor de matemática sujeito dessa pesquisa, nunca estará definitivamente pronto, haja vista que esses profissionais, possuem uma formação inicial e outra formação continuada.

Este trabalho teve como ponto de partida, a formação continuada do professor de matemática e a prática pedagógica na sala de aula. Achar um caminho que identifica e caracteriza a formação continuada do professor de matemática no contexto do ensino da matemática na atual sociedade foi o motivo e o fundamento deste trabalho que para ser realizado, fez-se necessário um estudo bibliográfico com autores que tem demonstrado clareza sobre a temática abordada e para as técnicas aplicadas pelo professor fez-se a observação na própria sala de aula com a utilização do jogo “Navegando no rio do conhecimento com Sistemas de Equações do 1º grau” que teve intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos durante a aplicação do mesmo. Portanto, espera-se que este trabalho sirva para uma analise e reflexão inicial do professor pesquisador de matemática que, pelo aprendizado da paciência e pelo desenvolvimento da sensibilidade solidária, adquirida no decorrer de sua formação e na pratica docente, aposte num futuro que se faz presente hoje compreendendo que cada pequeno procedimento pedagógico matemático aplicado por ele é um instrumento de transformação do educando e porque não dizer, da sociedade.

  1. FUNDAMENTACAO TEORICA

O ambiente escolar, ultimamente, vem passando por momentos de transformações em todas as dimensões e, no que se refere à qualidade do ensino e consequentemente essas transformações que ocorrem através das formações continuadas, trazem consigo um novo modelo de pensamento, de ações, de conhecimentos que possibilita ao professor de matemática ter uma nova visão de mundo e de sociedade. Atualmente, pode-se dizer que ele enfrenta um grande desafio, que é de criar ações para ensinar com qualidade e educar com qualidade. Para Moran, ensinar e educar apresentam conceitos diferentes, a respeito de ensinar e educar Moran diz:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com