TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Extensao

Ensaios: Projeto De Extensao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CURSO DE LETRAS ESPANHOL A DISTÂNCIA

Carla Fernanda Michelon Salin

Relatório de Observação

Jacuizinho, 25 de junho de 2012

Considerações iniciais

O presente trabalho é uma síntese das observações realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, na turma EJA- T5 da docente Daiane Trevisan. Foi analisada a pratica docente, como a professora faz e insere o planejamento de suas aulas, atividades,trabalhos e avaliações.Também foi observado a postura da docente,sua metodologia de ensino, e o material que docente utiliza em sala de aula e a infra-estrutura da escola.

A escola em que foi realizado as observações, esta localizada na Rua Alberto Pasqualini, nº 115, bairro Navegantes, esta conta com um espaço físico grande, o pátio é cercado, garantindo a segurança dos alunos, é um local muito bonito, bem conservado e organizado, possui 18 salas de aula, 01 sala de professores, 01 laboratório de informática, 01biblioteca, 01sala de vídeo, 01sala de multiuso (lugar reservados para cursos, palestras), 01sala de atendimento especial (reservado para alunos com dificuldades de aprendizem),01cozinha e 04banheiros(divididos 2 para meninas e 2 para meninos) e 01 barzinho.O corpo docente é composto por 60 professores que trabalham nos níveis de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de jovens e adultos.A escola conta com 3 merendeiras, 3 funcionários de serviços gerais,3 monitores, 3 secretários de escola.

Com esse quadro de funcionários a escola atende cerca de novecentos e quarenta e dois alunos, divididos nos turnos manhã, tarde e noite, alunos provenientes do próprio bairro, de bairros vizinhos e também alguns da zona rural, os quais utilizam transporte escolar cedidos pelos municípios dos quais vem os alunos.

As observações foram realizadas nos dias 23 e 30 de maio de 2012, e no dia 06 de junho de 2012, totalizando 4h/a.

O trabalho será realizado, através de observações e baseados em fundamentos e em pesquisas bibliográficas.

CONTEXTO ESCOLAR

A Escola Estadual De Ensino Médio Castelo Branco é uma das maiores escolas do município, tanto como em números de discentes e docentes. E uma escola de boa infra-estrutura, de bom aspecto, possui pátio com atividades pedagógicas, amarelinha, cordas, entre outros.

A clientela que freqüenta a escola é de todas as classes sociais, oriundas de todos os bairros e municípios vizinhos.

Ao conversar com a coordenadora do turno da noite, esta me expôs que o Projeto Político Pedagógico da escola esta em estudo durante o ano de 2012, para ser aplicado em 2013, devido à nova proposta do Ensino Médio Politécnico. O PPP da escola se encontra com a coordenação e direção, é feito com a participação de todos os professores, tem a duração de triênios, conforme o período que dura a direção da escola.

Segundo Hernandez (1998)

”os Projetos de Trabalho contribuem para uma (re) significação dos espaços de aprendizagem de tal forma de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. (Hernandez, 1998)”.

A escola se apresenta preocupada como assunto inclusão social, pede ajuda e a participação da comunidade escolar quanto a esta questão, utiliza metodologias de ensino que facilita a aprendizagem e a avaliação dos alunos.

Filosofia da escola, fornecida pela coordenação:

“Transformar a realidade em proveito de uma sociedade mais justa e igualitária nas oportunidades de acesso aos bens culturais, contribuindo para a construção continua do processo de cidadania”.

GRUPO DE ALUNOS

A turma EJA T5 é composta por 27discentes, sendo 10 meninas e 17 meninos, com idade entre 15 a 45 anos. São adultos e adolescentes provenientes da classe media, cada um com sua maneira de assistir as aulas de seu ângulo, estes evidenciam criatividade, interesse, curiosidade. Demonstram um relacionamento tranqüilo entre colegas e professor, existe respeito de ambas as partes.

A turma T5 é constituída por alguns alunos despreocupados com o assunto e outros demonstram interesse em assimilar os conteúdos explicados pela docente, não apresentam problemas de conduta, como a maioria dos alunos realiza todas as atividades propostas, a aula se torna satisfatória.

A professora trabalha com atividades descontraídas, fazendo com que a oralidade em sala de aula se torne interessantes e divertidas, assim os alunos gostam da pratica oral, à interação do grupo, desta forma estes aprendem o conteúdo de forma lúdica. A docente elogia os progressos dos alunos com frases e palavras de incentivo (muy bien, maravilloso, adelante), isso empolga os alunos para as atividades que exijam fazer uso da oralidade, tornando - os cada vez mais confiantes.

DINAMICA DE SALA DE AULA

A docente observada é graduada em Letras- Português / Aplicação em Espanhol, com pós-graduação em Tradução Literária, mostrou-se uma professora organizada, preparada pedagogicamente, assídua e pontual.

A professora demonstra ser uma profissional pesquisadora e ciente do seu papel de professora, transmite tranqüilidade e confiança, ao chegar à sala de aula logo expõe seus objetivos, que tipo de atividade ira realizar na aula. É dinâmica e trabalha com o lúdico, desta forma consegue que seus alunos pratiquem a língua espanhola em sala de aula, de forma participativa e descontraída.

”Partindo de pesquisas realizadas em escola de formação de professores, introduz a discussão de práxis, na tentativa de superar a decantada dicotomia entre teoria e pratica. Ou seja, é no contexto da sala de aula, do sistema de ensino e da sociedade que práxis se dá.” Pimenta (1994).

A professora trabalha com recursos visuais (folhas xerocadas, quadro negro, livro didático, dicionários) e recursos auditivos (aparelho de som, vídeos), demonstram gostar muito de trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com