TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Projeto Extensao A Comunidade

Artigos Científicos: Atps De Projeto Extensao A Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 3

A arte na educação foi considerada em passado recente, como uma atividade de lazer e recreação na escola. Felizmente hoje os conceitos alteraram e a realidade é outra. Na década de 90 a arte passa a cada vez mais ocupar espaço no cenário educacional ganhando leis nacionais que apoiou e fixou a disciplina na grade estudantil tendo o nome como Artes e não como Educação Artística que castrava algumas das áreas possíveis de se trabalhar com a disciplina

Outrossim , se tornando valiosa ao educando, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível, pois, nas palavras de Buoro (2000, p. 39) “Arte se ensina, Arte se aprende”.

A abordagem dessa disciplina na Educação aponta para um cenário em que as respostas prontas e impenetráveis, não podem mais ser seguidas por pontos finais. É preciso perceber e incorporar as diferenças presentes na sala de aula, onde os padrões culturais e estéticos da comunidade e da família sejam respeitados e inseridos na educação, pois as informações só se tornam significativas quando são questionadas, analisadas e rearranjadas com outros saberes e visões de mundo, particulares e coletivos.

A Arte na Educação busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando à formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente neste sentido que a mesma atua como veículo de transformação de novas possibilidades e horizontes.

O aluno deve ser cogitado na sua totalidade: corpo, mente e espírito,a inserção da Arte na Educação propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação.

A Arte na Educação refere-se ao alargamento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo. O aluno não pode ser manuseado como objeto. Deve ser tratado como ser humano único, espontâneo e com diferenças individuais que almejam por se manifestar.

De acordo com Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”.

Vale ressaltar que o desígnio da Arte na Educação não é formar artistas, mas sim indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, desenvolvendo suas capacidades de reflexão e crítica. Certamente, na nossa existência, um dos maiores presentes que temos é a nossa própria capacidade de pensar, de elabora. Entretanto, deve-se estimular sempre a criação, invenção, produção, reconstrução e reinvenção.

HERNÁNDEZ, Fernando Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre:

Artes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com