TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Artigo: Projeto De Pesquisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

1 .INTRODUÇÃO

“[...]fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que, como empreendedores, venha a agir de modo responsável e com sensibilidade conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. “ (PCN MEIO AMBIENTE: 25)

Vivemos um momento de medo, insegurança e expectativas negativas com relação ao planeta no qual habitamos por causa da intolerância praticada por seus habitantes em menor ou maior escala, pois todos contribuem direta ou indiretamente para a destruição que deve ser evitada.

Dentro da escola, lugar propício para por em prática procedimentos e atitudes favoráveis à sustentabilidade hoje tão discutida em várias esferas da sociedade. Sabe-se que apenas conhecer os problemas não é suficiente para solucioná-los, é preciso interagir cotidianamente com mudanças de comportamentos individuais e coletivos que somente através deles a palavra sustentabilidade (que significa dar continuidade aos recursos que retiramos da natureza e nem sempre há tempo para a reposição natural) possa fazer sentido e favorecimento para as próximas gerações, “pois o desenvolvimento sustentável deverá satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades.

2 .JUSTIFICATIVA

“Preservação é a ação de proteger contra a destruição e qualquer forma de dano ou degradação, um ecossistema, uma área geográfica... (PCN – MEIO AMBIENTE: 36).

As escolas como instituição que privilegia o saber sistematizado, deverão se preocupar com o rumo que nosso planeta poderá tomar, caso medidas de precauções não sejam tomadas imediatamente, tanto pelas empresas, pelos governantes, como também pela sociedade de modo geral que é responsável pela degradação, mas que pode contribuir para a proteção, preservação, conservação, recuperação e principalmente pela sustentabilidade que segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e desenvolvimento:

“Desenvolvimento sustentável” significado “melhorar a qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas”. Isso implica entre outros requisitos, o uso sustentável dos recursos renováveis – ou seja, de forma qualitativamente adequada e em quantidades compatíveis com sua capacidade de renovação. (PCN – MEIO AMBIENTE: 39)

Sendo assim, é preciso desde cedo, direcionar as atitudes das crianças para que essas possam contribuir positivamente para a melhoria da qualidade e manutenção da vida no planeta terra conforme vivemos hoje, ou seja, nas condições de sobrevivência dos seres humanos e outros animais, pois através de um trabalho constante e persistente, desenvolvido nas salas de aula, podem-se modificar práticas e atitudes pessoais; que o coletivo cuidado do seu próprio ambiente; minimizem o esgotamento dos recursos não renováveis e consequentemente proporcionarem melhores condições de vida para todos.

Com o presente projeto, pretende-se favorecer a sensibilização dos alunos e seus familiares acerca do desenvolvimento sustentável para manter a continuidade da vida na terra, sendo que a responsabilidade é de todos nós e não apenas daqueles menos interessados na continuidade da vida e sim com o “aumento da riqueza em detrimento da conservação dos recursos naturais” (PCN – MEIO AMBIENTE: 38).

Portanto, discutir ações relacionadas à sustentabilidade faz-se necessário desde o início da educação básica que se inicia com a educação infantil e deverá se estender a todos os outros segmentos educacionais pois:

“Uma sociedade sustentável [...] é aquela que vive em harmonia com nove princípios interligados... respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos, [...], melhorar a qualidade da vida humana [...], conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra [...], minimizar o esgotamento de recursos não renováveis [...], permanecer nos limites da capacidade de suporte do Planeta Terra [...], modificar atitudes e práticas sociais [...], permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente [...], gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação... (PCN – MEIO AMBIENTE: 39)

Assim sendo, com base em diversas estratégias de ensino e aprendizagem, pode-se obter resultados satisfatórios contemplando objetivos propostos dentro dos conteúdos conceituais e principalmente atitudinais e procedimentais.

3 .OBJETIVO GERAL

Adotar postura ética de se viver sustentavelmente analisando-se os valores individuais e coletivos, bem como alterar comportamentos individuais e sociais.

4 .OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender a cidadania como participação política e social;

• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais; Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;

• Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los utilizando-se para isso o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica, etc.

5. METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas levando-se em consideração o nível de abstração da turma, ou seja, adequando as atividades às condições de aprendizagem da turma com a seguinte sequência:

1ª etapa: Conversar com os alunos sobre a atual situação do planeta Terra (levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca da temática e apresentação da proposta de trabalho com um cartaz com os passos a seguir que deverá ficar exposto na sala de aula:

Plano de trabalho:

• Pesquisas sobre desenvolvimento sustentável;

• Apresentação dos resultados da pesquisa em grupo;

• Produção de painéis com cenários poluídos e não poluídos com apresentação em grupos;

• Leitura de textos sobre os temas: proteção, preservação, conservação, recuperação e degradação.

• Apresentação de cada tópico lido em grupos com textos de sistematização que poderá ser: paródia, poema, moda textual ou cartaz.

• Debate;

• Levantamento de materiais que poderão ser reutilizados e dos que podeão ser reciclados;

• Música “O lixo”

• Organizar uma oficina de reciclagem;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com