TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Exames: Projeto Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE GESTÃO PORTUÁRIA – CECIESA GESTÃO

MODELO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Nome do orientador (obedecer a ordem alfabética)

Nome do acadêmico (obedecer a ordem alfabética) 

RESUMO

Este trabalho apresenta a formatação que deve ser utilizada nos artigos a serem submetidos ao Curso de Gestão Portuária. Leia com atenção este documento. O máximo de palavras para o resumo é 250 (duzentos e cinqüenta).

Palavras-chave: Gestão portuária. UNIVALI. Artigo.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste documento é esclarecer aos autores o formato que deve ser utilizado nos artigos a serem submetidos ao final do Curso de Gestão Portuária – UNIVALI. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para a formatação dos artigos; assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Lembre-se que uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu trabalho.

2 FORMATAÇÃO GERAL

O artigo completo não deve exceder 30 (trinta) páginas. A margem superior e esquerda deve ter 3,0 cm e a inferior e direita deve ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Por favor, verifique esse aspecto, pois se o trabalho for elaborado no formato letter, prejudicará a formatação final do respectivo documento.

O artigo deve ser entregue impresso em 3 (três) vias para as devidas correções. Executadas as correções pelo acadêmico, o trabalho deverá ser entregue impresso (01 via) e em arquivo formato doc.

Na seqüência, os passos da formatação são especificados e detalhados.

Título: deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Arial, tamanho 12, em negrito, caixa alta (todas em maiúsculo).

Resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples. A metodologia utilizada no trabalho deverá aparecer também no resumo.

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três palavras-chave, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas seguidas de ponto final.

Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito. O título da primeira seção deve ser escrito em caixa alta.

Subtítulos das seções: os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionado à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (2.1; 2.2 ou 2.1.1, 2.1.2). Dever-se utilizar texto fonte Arial, tamanho 12, em negrito. Os subtítulos devem ser escritos com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. Lembrando que nomes próprios deverão ser escritos com letra maiúscula.

Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e entrada de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm, exatamente como este parágrafo.

• No caso do uso de listas, o marcador disponível é este que aparece no início desta frase;

• Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3 ou a, b, c..), isso deve ser feito manualmente, utilizando os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores;

• Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir.

Notas de rodapé: Poderão ser utilizadas para apresentar breves explicações, autores ou referências. Os nomes dos autores do trabalho deverão aparecer em ordem alfabética e seus currículos apresentados em nota de rodapé.

3 FORMATAÇÃO DE TABELAS, QUADROS E FIGURAS

Os títulos das figuras e quadros devem vir abaixo dos mesmos e os títulos das tabelas devem vir acima das mesmas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre o texto-objeto e o título. Esses objetos e seus respectivos títulos devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, Figura 1). Para os títulos, deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 10, centralizado.

Figura 1- Carta de Crédito (a vista ou a prazo)

Fonte: (BIZELLI; BARBOSA, 2001, p. 69).

Nos quadros e tabelas, deve ser usada, preferencialmente, a fonte Arial, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de quadros, tabelas ou caixas de texto deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme a necessidade.

Deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opção: ...formatar objeto ...layout ...alinhado. Preferencialmente na inserção de objetos e na colagem (usar “colar especial”) deve ser desabilitada a opção “flutuar no texto”.

O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto que a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas.

Item Qualitativo Quantitativo

Teoria social Ação Estrutura

Método Observação, entrevista Experimentação, pesquisa

Questão O que é X? (classificação) Quantos Xs? (enumeração)

Raciocínio Indutivo Dedutivo

Método de amostragem Teórico Estatístico

Força Vigência Confiabilidade

Quadro 1- Título do quadro

Fonte: (AUTOR1; AUTOR2, ano, p. xx).

Tabela 1 – Exportações de Móveis de Madeira para Escritório –2005-2006

País 1996 1997 1998 1999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com