TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Casos: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Conceitos da Estrutura do Plano de aula

 Público alvo: O público alvo será o início crucial para o plano de aula, pois é através dele que o professor saberá qual conteúdo aplicar.

 Perfil da turma: fazer uma analise do perfil da turma é muito importante, assim o professor estará preparado para as necessidades dos alunos. Pode começar a analise pela quantidade de alunos.

 Tempo de duração: O professor deve determinar um tempo de duração para que ele consiga ministrar o conteúdo em tempo hábil, fazendo com que o conteúdo planejado seja totalmente aplicado.

 Justificativa: O professor vai explicar o porquê do uso de tal tema e para justificar determinados problemas de pesquisas.

 Objetivos: é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade.

Objetivo geral: projeta resultado geral relativo a execução de conteúdos e procedimentos

Objetivos específicos: especificam resultados esperados observáveis.

OBS.: começa-se sempre com verbos indicativos de habilidades como, por exemplo:

Ao nível de conhecimento – associar, comparar, contrastar, definir, descrever...

Ao nível de aplicação – calcular, demonstrar, tirar ou extrair, empregar, estimar,

Dar um exemplo...

Ao nível de solução de problemas – advogar, desafiar, escolher, compor, concluir,

Construir...

 Conteúdo: é um conceito amplo de conteúdo, que não se identifica apenas com a simples aquisição de informação. É por meio dos conteúdos que se transmite e assimila-se conhecimento, mas é também por meio do conteúdo que se pratica as operações cognitivas, desenvolvendo hábitos e habilidades e trabalhando as atitudes. Por outro lado os conteúdos são vistos como um meio para a concretização da aprendizagem.

Os conteúdos devem apresentar uma seqüência. Devem também se reforçar mutuamente. Isto é conseguido através da organização do conteúdo, a ordenação dos conteúdos é feita em dois planos:

a) No plano temporal, dispondo os conteúdos ao longo das séries, é a organização vertical do currículo.

b) No plano de uma mesma série, fazendo a relação de uma área com outra, é a organização horizontal do currículo.

 Procedimentos: Esta é a parte em servirá de guia passo –a -passo para o professor de como serão as aulas, de como abordará o tema, quais as ferramentas utilizadas e o processo de aprendizagem das atividades propostas.

O procedimento são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos. Portanto, os procedimentos de ensino dizem respeito ás formas de intervenção na sala de aula.

 Recursos: Os recursos didáticos constituem-se dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas, são as ferramentas utilizadas pelos professores para que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma mais facilitada, neste item você relata quais materiais serão necessários para a execução do projeto, como: projetor, gibis, lápis de cor, etc.

 Avaliação: Pode ser realizada com diferentes propósitos (diagnostica formativa e somatória). Discriminar, com base nos objetivos estabelecidos para aula:

- atividades (ex: respostas às perguntas-problema ao final da aula, discussão de roteiro,

compreensão de gravuras, trabalho com documentos, etc.)

- critérios adotados para correção das atividades.

A avaliação deve ser um instrumento de verificação dos conhecimentos aprendidos pelos alunos e o que o professor conseguiu ensinar para eles e por esse motivo não deve ser usada para “descontar a raiva nos alunos” e nem como método de punição.

 Recursos Materiais: São as ferramentas para concretizar as atividades com auxilio de instrumentos como Álbum de seriado, cartazes, dia filmes, diagramas, diapositivos, espécimes, exposição, filmes, flanelógrafo, fotografias, gráficos, gravuras, imantógrafo, mapas, modelos, mural didático, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências.

 Referências Bibliográficas: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre básica e complementar.

Plano de Aula

I. Plano de Aula: 20 de Novembro de 2013

II. Dados de Identificação:

Escola: “Mundo Feliz”

Professor (a): “Mª. J.”

Disciplina: Ciências

Série: 1º ano

Turma: A

Período: Matutino

III- Público Alvo:

Educação Infantil (Grupo 02 anos)

IV- Perfil da turma:

25 crianças (12 meninos e 13 meninas)

V- Tempo de duração:

3 dias

VI- Tema:

- Os cinco sentidos

- Os cinco sentidos são funções cruciais do corpo humano, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com