TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Jornal Comunitário

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

Relatório de Caracterização

Aluno(s):

Lorena Julyere de Freitas – RA: 1409526

POLO

Linhares

2015


Atividade nº1: Relatório de caracterização

Para a realização deste relatório escolhi uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Linhares, cidade onde resido. Segue abaixo a identificação e o relatório pedido sobre a instituição.

  • Identificação:

Nome: EMEF Elza Roni Scarpati

Endereço: Rua: Carijós, S/N - Lagoa do Meio, Linhares - ES, CEP: 9904-140

Telefone: (27) 3373-1382

Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Prefeitura Municipal de Linhares

  • Análise crítica do ambiente físico:

A referida instituição de ensino está em ótima localização para os alunos que residem no mesmo bairro em que está situada. Porém, a escola também atende alunos de outros bairros e, para estes, fica um pouco difícil o acesso já que são poucas as linhas de ônibus que passam próximo ao local.

Com exceção da biblioteca, que possui não mais que 18 metros quadrados, todo restante do espaço físico deste centro educacional é adequado à sua proposta pedagógica.

As salas de aula possuem cerca de 35 metros quadrados e são utilizadas por aproximadamente 25 alunos cada. O laboratório de informática, a quadra de esportes e a sala de recurso também possuem um ótimo tamanho e atendem bem aos alunos que a frequentam.

Na quadra de esportes os alunos tem aulas de educação física e praticam, entre outras modalidades, o futebol e o handball. No laboratório de informática eles fazem pesquisas, tem aula de computação e em momentos de recreação podem acessar jogos educativos.

A escola atende à alguns alunos com necessidades especiais e lança mão da sala de recursos, que é bem equipada, para acelerar o aprendizados destes alunos.

  • Características da gestão escolar:

A proposta pedagógica e o regimento escolar foram elaborados pelos dois pedagogos da escola, juntamente com a direção. Portanto, a comunidade não participa da elaboração do regimento escolar.

Existe um conselho de classe, formado por três professores efetivos, dois pais de alunos e a diretora. Eles fazem reuniões semanais para discutirem assuntos financeiros e passam para os pais a parte pedagógica e gestora decidida por eles.

  • Organização administrativa e pedagógica:

A Escola funciona em dois horários, de 7:00 as 11:30 e de 13 as 17:30. Esses horários, todo o calendário escolar e o plano de ensino vem definido da Secretaria de Educação do Município.

Além do horário contratado para sala de aula, os professores cumprem horário de planejamento, dependendo do tanto de horas de seu contrato. O dia desse cumprimento de planejamento é combinado com o pedagogo de seu horário de aula.

O calendário letivo é dividido em três trimestres, valendo 30 pontos os dois primeiros e 40 o último. A cada trimestre o aluno que não atingir a média realiza uma prova de recuperação valendo 30 e 40 pontos no caso do último trimestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com