TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Curricular

Monografias: Proposta Curricular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 1

Passo 1

Questões relevantes para produção do mapa conceitual.

Estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Introdução

Para o seu trabalho valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem. Outros profissionais e instituições o substituam na função mais decisiva do processo, que é definir as politicas, organizar processos, acompanhar e avaliar, e também no prestigio social de sua profissão. É necessário construir as condições objetivas de que o magistério carece, exigências da base de produção do ensino-aprendizagem que é o trabalho coletivo. Estas condições são ,em primeiro lugar, o domínio cientifico e tecnológico do processo de produzir a aprendizagem. Em segundo lugar, é necessária a apropriação de informações de caráter administrativo, legal e burocrático de maneira a permitir e fundamentar uma participação mais real e efetiva no processo decisório. Em terceiro lugar, o magistério precisa construir uma ética profissional, necessário ao resgate da sua respeitabilidade junto a sociedade, e por fim aprimorar a sua capacidade de organização e mobilização tendo como principal preocupação a legitimação da sua função e responsabilidade educacionais junto à comunidade.

O que se está querendo com a presente proposta é fazer com que o professor entenda o ensino aprendizagem escolar como um processo produtivo. É como processo produtivo ela não só produz o ensino-aprendizagem, mas também uma estrutura da relações sociais entre os diversos profissionais que fazem parte do processo.

Trata-se , portanto, de compreender o sistema educacional enquanto expressão da escola. Tendo esta compreensão, o professor, enquanto trabalhador coletivo, perceberá melhor as perspectivas e reais possibilidades de sua atuação transformação a partir da escola e da respectiva comunidade.

• Em primeiro lugar, entende-se necessário tratar nesta disciplina a questão da tecnologia em curso na sociedade e na área de educação. O avanço da tecnologia não significa apenas a possibilidade de novas metodologias e técnicas. Ela transforma os próprios códigos de linguagem a exemplo da televisão. Para as grandes anteriores à televisão, a palavra falada e escrita eram os elementos de linguagem, para as gerações atuais são o som e a imagem. A tecnologia pode ensejar, também, novos conceitos e formas de exercer o magistério, seja sob o ponto de vista quantitativo (possibilidade de redução do número de profissionais), seja sob o ponto de vista qualitativo, o professor em mero repassador de conhecimento e/ou simples executor de processo de produção do ensino-aprendizagem construídos previamente por outros agentes. Este mesmo processo destitui o professor de condições para poder exercer uma decisiva o professor do ensino-aprendizagem, enquanto mediador de um ensino voltado para os interesses e necessidades da população.

• Em segundo lugar, a presente proposta quer oferecer os instrumentos básicos que permitem ao magistério superar a sua atual condição de mero repassador de conhecimento para a condição de agente de educação nas comunidades onde atua, ser agente de educação significa ser alguém que faça história em relação à educação. Dada a estrutura de produção do ensino – aprendizagem ser o trabalho coletivo, a participação no controle do planejamento do processo, no seu sentido mais amplo, é a condição mais decisiva para o magistério se transformar em agente de educação. Entende-se que é fundamental o professor conhecer como tem sido construído o sistema educacional. Tão importante quanto isso, é também, oferecer a possibilidade de o professor superar a sua atual condição e se constituir num agente decisivo de construção da escola e/ou do processo ensino-aprendizagem que se concretize os compromissos que subjazem a toda a proposta curricular. A Grande pergunta que deve ser respondida nesta disciplina é : o que pretendemos como professores, em se considerando a atual estrutura de produção do ensino-aprendizagem e o avanço da tecnologia na sociedade e na educação? Se a função que pensamos para os professores é continuar “dando aulas” , a formação será uma , se entendemos que esta função tende a ser substituída gradativamente pela tecnologia, cabe preparar o professor para uma nova forma de ser profissional da educação, qual seja a de produzir os processos de ensino-aprendizagem, portanto assumindo a condição de agente da educação. De reforçar a função de “auleiro”, mas a de produtor de processos de ensino-aprendizagem que, gradativamente e com o apoio da tecnologia, permitam ao professor poder reduzir o tempo destinado a ações mecânicas e repetitivas para poder se dedicar mais à reflexão, à construção de conhecimento e novas tecnologias, à melhor articulação entre os diversos componentes curriculares, à capacitação permanente e a melhor relação com a sociedade, com a qual deve estar comprometido.

Fundamentação Teórico - Metodológica.

O ensino da disciplina de Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tem por objetivo não somente conhecer o sistema escolar brasileiro, mas transformá-lo, o limite da ação dos profissionais da educação junto ao sistema de ensino aperfeiçoá-lo, tanto sob o ponto de vista politico, como pedagógico e administrativo. É só no materialismo histórico que se tem a possibilidade fundamentada de o homem transformar a forma atual de organização social, portanto também da forma escolar de ensino - aprender. Não se altera a estrutura de produção aumentando anos de escolaridade, número de dias letivos no ano, alterando critérios de habitação dos profissionais, isto é, a escola continua sendo um instrumento predominante controlado pelo Estado, portanto a serviço da reprodução das condições necessárias ao modelo vigente. Assumir o materialismo histórico como pressuposto da disciplina de Estrutura e do curso de Magistério como um todo, diferentemente da visão funcionalista positivista, é entender basicamente que a realidades social, estrutura de produção e estrutura de relações sociais de produção, são historicamente determinadas pela ação do Homem, na medida em que ele, por condição natural, precisa produzir a sua existência. Ao produzir a sua existência o Homem não só produz os meios materiais de que necessita, mas também formas de produzir, isto é, formas de organizar a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com