TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto De Pesquisa

Pesquisas Acadêmicas: Pré Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 2

1. TEMA: LIXO NAS CIDADES

Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais e que se conscientiza menos. Ao abrir um pacote de bala ou qualquer outro produto e jogar a embalagem numa calçada pode pensar que não fará diferença, mas está enganado. São muitos os riscos causados pelo acúmulo de lixo, mesmo esses pequenos atos.

2. PROBLEMÁTICA:

O lixo produzido pelo ser humano e jogado nas ruas todos os dias é um risco muito sério à saúde de todos os seres vivos e do próprio planeta em si.

São incontáveis o numero de pessoas morando no planeta Terra. Dê uma olhada na lixeira da sua casa. Observe como o lixo aumenta todos os dias. Agora multiplique na sua imaginação a quantidade do seu lixo com a do restante das famílias do mundo que fazem a mesma coisa, diariamente. Dá para imaginar a quantidade de lixo?

Sabe-se que o lixo jogado na rua traz muitos problemas, porque ele é jogado mesmo assim? Quais os as consequências do acumulo de lixo nas ruas? Será que as pessoas têm onde jogar o lixo nas suas cidades? Ou o problema do lixo nas ruas é a falta da conscientização? Onde jogar o lixo numa cidade que não tem lixeiras próximas?

3. OBJETIVO:

O objetivo deste pré-projeto de pesquisa será buscar respostas para os problemas, conscientizar e produzir conhecimentos acerca do lixo nas cidades que é um fator que preocupa muito autoridades mundialmente por ser um grande causador de catástrofes, poluições e doenças.

4. METODOLOGIA:

Este pré-projeto de pesquisa será realizado no município de Candeias BA, e usara uma proposta metodológica qualitativa, onde será feito entrevistas com moradores e pesquisassem livres e internet para que se possa investigar de maneira superficial os problemas e possíveis soluções para o lixo nas cidades.

5. REFERENCIAL TEORICO:

Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo produzido nas cidades estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças, tais como cães, gatos, ratos, baratas, moscas, vermes, entre outros. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente. A vivência cotidiana muitas vezes mascara circunstâncias visíveis, mas não perceptíveis. Mesmo contemplando casos de agressões ao ambiente, os hábitos cotidianos concorrem para que o morador urbano não reflita sobre as consequências de tais hábitos, mesmo quando possui informações a esse respeito.

6. REFERENCIAS:

http://maisequilibrio.com.br/saude/perigos-do-acumulo-de-lixo-nas-cidades-5-1-4-354.html

Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano

Carlos Alberto Mucelin

Professor Doutor da Universidade Tecnológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com