TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da leitura de um texto literário.

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?

Comentário:

Toda obra literária é antes de mais nada uma espécie de objeto, de objeto construído; e é grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção, isto é, transmite uma espécie de conhecimento, que resulta em aprendizado.

Entendemos aqui por humanização o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, o afinamento das emoções, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, a capacidade de penetrar nos problemas da vida em seus altos e baixos, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o senso da beleza, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. Portanto, talvez não haja equilíbrio social sem ela.

Podemos dizer que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Deste modo, ela é fator indispensável, e sendo assim, confirma o homem na sua humanidade, inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e no inconsciente. Neste sentido, para o notório Antônio Candido, a literatura deveria constar nos direitos humanos como um bem incompressível, ou seja, os direitos que não pode ser negado a ninguém, assim como a alimentação, a moradia, a saúde, etc.: e também o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não à arte e à literatura.

É preciso reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo, e para isso é preciso esforço de educação e autossenso a fim de agirmos sinceramente a esse respeito.

Nesse sentido, as palavras de Antônio Cândido comportam a análise não só do que seja literatura mas também o estudo do que seja bem incompressível. A palavra bem tem como um dos significados possíveis o de utilidade, vantagem, proveito. Incompressível é aquilo que não se pode reprimir ou coagir, irreprimível. Com efeito, a literatura é bem, vantagem, utilidade espontânea que não se poder reprimir ou coagir, ou seja, não se pode reprimir. A literatura decorre da essência do ser humano como manifestação cultural de sua própria existência. Tentar reprimi-la é negar ao ser humano sua própria existência enquanto pessoa de direitos, possuidora de razões e pensamentos. Negar ao ser humano o direito à literatura é negar a própria condição humana.

Vivemos na era em que prevalece a razão, o tecnicismo, a globalização, o individualismo e como todos os tempos, há o lado bom e ruim. Do lado positivo, hoje a luta se torna mais esperançosa apesar de tudo o que o nosso tempo apresenta de negativo.

Quem acredita nos direitos humanos procura transformar a possibilidade teórica em realidade, empenhando-se em fazer coincidir uma com a outra. Vista deste modo a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possam viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com