TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Pena

Trabalho acadêmico: Que Pena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 10

QUE PENA!

Com base na proposta da disciplina de Semântica, procuramos analisar, neste artigo, o verbete “pena” em dicionários da Língua Portuguesa. Para isso, tomamos como ponto de partida a estrutura do sistema lexical, na qual as palavras são definidas em uma relação mútua, ou seja, uma com as outras. Na própria estruturação do sistema lexical, as palavras estabelecem diversas relações de sentido entre si Assim, investigamos em dicionários para analisar os sentidos do verbete “pena” e mostrar que uma palavra pode ter vários significados, dependendo da sua relação com o usuário da língua.

A pesquisa foi feita nos seguintes dicionários: Dicionário Aurélio (FERREIRA, 1975), Dicionário Brasileiro Globo (FERNANDES, 1997), Dicionário Houaiss da Língua Portuquesa (2009), Dicionário Priberam on line (2010) :

FERREIRA, 1975

Pena¹. [Do lat. Penna.] S.f. 1. Cada uma das peças que revestem o corpo das aves; pluma. 2. Tubo córneo oriundo da pena de algumas aves, e preparado para com ele se escrever. 3. Pequena lâmina de metal, terminada em ponta, que, adaptada a uma caneta, serve para escrever ou desenhar. 4. Fig. O instrumento da escrita. 5. Fig. Trabalhos de escrita: Viver da p e n a. 6. Fig. A classe dos escritores: um expoente da p e n a.7. Fig. A maneira de escrever; estilo, cálamo: a p e n a machadiana. 8. Fig. Autor, escritor: Este rapaz é uma p e n a brilhante. 9. Parte espalmada da bigorna. ♦ Pena de ouro. Escritor ou jornalista brilhante, talentoso. Pegar na pena. Principiar a escrever. Uma pena. Muito leve (coisa ou pessoa).

Pena². [Do gr. Poiné, pelo lat. Poena.] S. f. 1. Castigo, punição. 2. Sofrimento, padecimento, aflição. 3. Piedade, compaixão, dó: “Donzela, deixa tua aia, / Tem p e n a do meu penar.” (Manoel Bandeira, Estrela da Vida Inteira, p. 26) 4. Mágoa, desgosto, tristeza. 5. Brás. Punição imposta pelo Estado ao delinqüente ou contraventor, em processo judicial de instrução contraditória, por causa de um crime ou contravenção que tenham cometido, com o fim de exemplá-los e evitar a prática de novas infrações. 6. Sanção de caráter civil, fiscal ou administrativo, pecuniária ou não, proveniente de infrações previstas nas respectivas leis, e, quanto às civis, também nos contratos. ♦ Pena acessória. Bras. Jur. Aquela que, em certos casos, acompanha a reclusão ou detenção, e que consiste em perda de função pública, interdições de direito e publicação da sentença condenatória. Pena capital. Pena de morte; pena mortal: crimes passíveis de p e n a c a p i t a l. Pena tabelião. 1. Pena antiga pela a qual se vingava o delito infligindo ao delinqüente o mesmo dano ou mal que ele praticara. 2. Aplicação ou imposição desta pena. [Tb. Se diz simplesmente talião. Sin. ger.: lei de talião, retaliação, talionato. – Atenção: escreve-se talião, com minúscula, pois não é nome próprio.] Pena mortal. Pena capital. Sob pena de. 1. Incorrendo na pena, de 2. Expondo-se às conseqüências de. Valer a pena. Merecer o sacrifício ou o trabalho que custa.

Pena³. [Do celta penn, ‘cabeça, cabeço’, pelo lat. Pinna, ‘ameia’.] S.f. 1. Ant. Penha. 2. Marinh. V. penol.

GLOBO, 1997

PENA (Ê), S.F. Cada uma das peças que revestem o corpo das aves; pluma; tubo de pena, preparado, com o qual se escrevia; pequeno bico metálico, com o que se escreve; esse bico com a respectiva caneta; (p. ext.) trabalho de escrita; classe dos escritores; escritor; estilo; cada uma das asas do rodízio do moinho; (náut.) parte da vela latina, em que fixa o penol da carangueja; parte espalmada da bigorna; pena de água: medida, mais ou menos da grossura de uma pena de pato, usada em partilhas de água; (bot.) pena-de-avestruz: planta da família das polipodiáceas. (Do lat. penna.)

PENA (ê), s.f. Punição; castigo; sofrimento; desgosto; contrariedade; tristeza; piedade; dó; compaixão; desgraça; pena de talião: pena antiga, que consistia em vingar uma injúria ou delito fazendo o criminoso sofrer o mesmo dano ou mal por ele praticado; sob pena de: incorrendo a pena; expondo-se às conseqüências de; valer a pena: merecer algum trabalho ou sacrifício; compensar; pena capital: a pena de morte. (Do lat. poena.)

HOUAISS, 2009

¹pena s.f (935) 1 sanção aplicada como punição ou como reparação por uma ação julgada repreensível; castigo, condenação, penitência 2 sofrimento; aflição 3 compaixão, piedade, comiseração 4 tristeza, amargura, pesar ♦ p. de talião JUR ver TALIÃO ● a duras p. com muita dificuldade. Com muito esforço ● valer a p. merecer o esforço, a preocupação; ser vantajoso, útil; compensar ○ ETIM gr. poine, ês ‘id’ ○ SIN/VAR ver sinomínia de comiseração, desgosto e martírio ○ ANT ver antonímia de desgosto ○ HOM pena(fl. Penar)

²pena 1 ANT. ZOO cada uma das estruturas ceratinizadas que revestem o corpo de uma ave, formada tipicamente por um eixo ou raque e pelas barbas, que, reunidas,formam o vexilo 2 ANAT. ZOO concha interna das lulas, de constituição córnea e formato semelhante ao de uma pena de ave 3 tubo córneo da pena de algumas aves, que depois de reparado, serve para escrita 4 pequena peça metálica, fixa ou adaptável, que adapta a uma caneta 5 fig. ofício da escrita 6 fig. classe dos escritores 7 estilo da escrita; cálamo 8 parte espalmada da bigorna 9 MAR m.q. PENOL ♦ p. de contorno p.ana. ANAT. ZOO uma das diversas penas que fornecem o revestimento externo e estabelecem o contorno do corpo das aves ● p. de ouro profissional da escrita de grande talento ● p. de voo ANAT. ZOO qualquer uma das grandes penas da asa ou da calda ● ao correr da p. de improviso, sem preocupação de estilo ○ ETIM lat. penna,ae ‘asa, voo; pena de escrever; estilo’ ○ COL penacho, plimagem ○ HOM ver ¹pena.

³pena s.f. ICT red. De PEIXE-PENA (‘ designação comum’) ○ HOM ver ¹pena.

4pena s. 2g. PUG red. De PESO-PENA <um p. de 56 kg> ○ GRAM/USO empr. Tb. apositivamente.

PRIBERAM on line, 2010

pena (ê)

(grego poinê, -ês)

s. f.

1. Punição ou castigo imposto por lei a algum crime, delito ou contravenção. = SANÇÃO

2. Grande sofrimento psicológico. = DESGOSTO, DÓ, TRISTEZA

3. Sentimento provocado por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com