TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EEEM “SOBREIRO”

Por:   •  5/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EEEM “SOBREIRO”

A EEEM Sobreiro atende atualmente em torno de 100 estudantes no Ensino Médio, sendo no turno vespertino, tendo como campo central a região do Distrito de Sobreiro - Laranja da Terra e arredores (70% da demanda), e os Municípios de Baixo Guandu/ES e Aimorés/MG (30% da demanda). O Distrito de Sobreiro é composto de aproximadamente 1.800 domicílios particulares, com 18 estabelecimentos comerciais, onde residem cerca de 3.100 moradores, com renda per capita de R$ 1040,00 e IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,656.

A EEEM Sobreiro conta com serviços terceirizados que atuam nas áreas de limpeza e alimentação escolar. Consta no quadro, 01 merendeira e 01 auxiliar de serviços gerais, que desempenham importantes funções de atividades-meio, possibilitando o bom funcionamento das atividades escolares. Diariamente, é feita a medição e controle da alimentação escolar, bem como monitorados e avaliados os serviços, com registros mensais enviados às empresas terceirizadas e a SEDU.

O ensino ofertado pela Escola é alicerçado em um atendimento qualitativo, orientado por princípios éticos e democráticos, de modo que o efeito de sua ação educativa se estenda na comunidade na qual está inserida e contribua assim para melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento distrital e regional.

A unidade de ensino oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos estudantes, como Internet Banda Larga, Refeitório, Biblioteca, Quadra Esportiva Coberta, Laboratório de Informática, Auditório, Pátio Coberto, Pátio Descoberto, Sala do Professor e Alimentação.

A EEEM Sobreiro se articula principalmente com a Superintendência Regional de Educação Afonso Cláudio, a qual se encontra jurisdicionada, com a Prefeitura Municipal de Laranja da Terra, que cede espaço físico e infraestrutura para o funcionamento do Ensino Médio Regular no período vespertino, com Escolas do Município (Estaduais e Municipais), e demais parcerias como Igrejas, Conselho Tutelar, Associações e Cooperativas, dentre outras.

A EEEM Sobreiro elabora a sua Proposta Educacional com os fundamentos teóricos que embasam a prática pedagógica, as Diretrizes Curriculares e Operacionais da SEDU, junto aos Princípios Norteadores do Currículo Básico da Escola Estadual, aos Princípios e as Propostas do Ciclo do PDCA, as Diretrizes Curriculares e Operacionais da SEDU, e a legislação vigente, em conformidade com a Resolução CEE-ES Nº.6.111/2021, que altera títulos de seções e de subseções, numerações e redações de artigos da Resolução CEE nº. 3.777, de 20 de outubro de 2014.

Para o acompanhamento da meta, a Escola deve monitorar ao longo dos trimestres os indicadores estruturantes: aulas dadas, frequências dos estudantes e notas dos estudantes por componente curricular e ano/série. Esses indicadores são preditores da meta, ou seja, evidenciarão se a Escola está ou não caminhando para o alcance dos seus objetivos.

No que diz respeito aos eventos científicos, a Escola tem como meta a organização de mostra de conhecimento por meio dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos. A Escola também busca participar de eventos realizados em nível regional.

Quanto aos eventos culturais, a Escola tem como meta a realização de festas juninas. Além desse evento, é objetivo da instituição participar em forma de parceria das festas vinculadas à cultura local, como a festa da colheita, dentre outras.

A Escola tem como compromisso seu envolvimento, junto aos alunos e professores, em todas as formações técnicas que tenham relação com a oferta do Ensino Médio, principalmente àquelas voltadas para as questões do campo.

A EEEM Sobreiro entende a avaliação como um instrumento de natureza democrática e participativa, capaz de auxiliar os indivíduos a concretizarem seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento. Caracteriza-se enquanto processo interno, contínuo, capaz de se constituir como uma referência e análise, possível de sinalizar ajustes necessários ao autodesenvolvimento. A organização e elaboração do PPP pauta-se na ênfase da avaliação emancipatória como condição para o desenvolvimento da autonomia institucional e propõem o relacionamento entre os dados e resultados da avaliação interna e externa por meio de um sólido processo de reflexão e discussão por parte de todos os segmentos da Escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com