TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Monografias: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  2.444 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

RELATÓRIO DE ESTÁGIO APRESENTADO AO CURSO DE PEGAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA CUMPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO...................................................................................................02

2 – DESENVOLVIMENTO.....................................................................................03

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................05

4- REFERÊNCIAS.................................................................................................07

I. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio supervisionado no Ensino Fundamental I, realizado na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara durante 12 dias entre abril e maio do corrente ano e tem como objetivo relatar todo um trabalho desenvolvido que passou por observação, planejamento e regência. O estágio teve seu principio adquirido no decorrer das tele aulas do I bimestre do curso de Pedagogia e faz-se necessário para a formação dos acadêmicos, já que está inserido no Projeto Político Pedagógico do referido curso.

Durante a observação das aulas da turma de 2º Ano do Ensino Fundamental, tive a oportunidade de conhecer a relação entre aluno-professor e todas as atividades que são incorporadas no cotidiano da escola como, por exemplo: as brincadeiras, rodinha de conversa, músicas, histórias sobre o rio Tocantins, proporcionando aos alunos o reconhecimento do rio Tocantins, suas praias, a preservação e suas riquezas. A observação passou também pela Coordenação Pedagógica onde estamos atentos quanto aos cuidados de identificação no relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na instituição de ensino. Passamos ainda pela verificação de toda a estrutura física da instituição de ensino a fim de examinar o conforto e o acolhimento das crianças durante a permanência no estabelecimento escolar.

Na elaboração do planejamento tive ajuda do professor regente da turma e foi levado em consideração o que já estava sendo trabalhado na sala de aula para que as crianças não perdessem o foco de sua aprendizagem. Após a elaboração e o planejamento, passamos a desenvolver o trabalho de regência que teve o olhar atento da supervisora educacional e do professor regente, sempre auxiliando e tirando minhas dúvidas no decorrer das aulas, ao final de cada dia chegamos a uma certeza ampla de todo o universo que permeia o interior de uma escola. Ao unirmos prática e teorias alcançamos resultados satisfatórios, onde boa parte dos docentes demonstra interesse pelas atividades e observação de forma gratificante a que estava sendo transmitido de acordo com o planejamento.

II. DESENVOLVIMENTO

a) Observação e Interação.

Na E.M.T.I. Santa Bárbara acompanhamos a prática diária de todos os alunos da turma de 2º Ano, onde alguns docentes apresentavam dificuldades em acompanhar as atividades. O trabalho realizado pela professora através das brincadeiras já mencionadas anteriormente de forma gratificante, porém o público alvo atendido não se concentrava e acabava atrapalhando o andamento da aula com conversas paralelas. Nas atividades de linguagem oral e escrita a turma acompanhava com mais interesse e com isso tinha um aproveitamento melhor. A professora regente da turma desenvolve um trabalho de conscientização quanto ao aprendizado a socialização e o respeito mútuo. Além disso, nos trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula a mesma orientava as crianças na hora de resolver a atividade nos cadernos.

A interação entre os professores das turmas de 2º Ano é desenvolvida por meio do acolhimento, através de conversa e por meio de músicas infantis que trata da amizade, do amor e do faz de conta, do contador de histórias com personagens oriundos do universo das crianças. Nas aulas que envolvia a história das águas e praias do ri Tocantins, era a hora que mais chamava a atenção da turma, ambos ficavam em silêncio e atentos. Tudo que estava sendo transmitido pela data show tinha um conteúdo importante que foi ministrado aos docentes, onde boa parte demonstrou interesse pelas atividades de forma gratificante ao que estava sendo transmitido de acordo com o planejamento.

b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.

A supervisora da E.M.T.I. Santa Bárbara, graduada em Pedagogia e cuida da parte docente da instituição. Segundo ela a política da educação atualmente disponibiliza diversas oportunidades de estudo teóricas, desenvolvimento de palestras e encontros para aperfeiçoamento de professores e equipe diretiva. Nas reuniões com a comunidade é pedido o auxílio, sugestões visando uma nova realidade da transformação da gestão democrática. Quanto a inclusão na sala de aula existe a necessidade de vencer algumas barreiras para que isso ocorra de acordo com os movimentos já existentes, com a capacitação em relação a temática mais que ainda precisam ser ampliadas. O trabalho de integração acontece com a direção com os professores regentes e principalmente com os alunos ou individualmente com relação ao planejamento do corpo docente.

A respeito do trabalho didático, segundo a supervisora todos são organizados levando em consideração a LDB 9394/96, Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e Adolescente e o Referencial Pedagógico. Para a supervisora existe certa dificuldade encontrada nos educadores quanto a teoria e a prática encontrada no processo ensino-aprendizagem sabendo-se que as duas caminham juntas e os mesmos devem estar sempre atentos as novas descobertas a fim de aprimorar a nossa prática pedagógica.

c) Plano de Aula.

Ao executar o plano de aula levei em consideração a necessidade das crianças de se manterem firme no que já estava sendo trabalhado pela professora da turma de forma que foi dada continuidade por meio do auxilio da equipe pedagógica e dos docentes.

No objetivo geral foi proporcionada aos alunos a possibilidade de conhecer o rio Tocantins desenvolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com