TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Exames: RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  5.635 Palavras (23 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 23

UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FAED – FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LETRAS PORTUGUES / ESPANHOL

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

CUIABÁ – MT

JUNHO - 2013

MARIA LÚCIA CONSTANTE BARBOSA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de experiência de estágio em língua espanhola que foi realizado pelos acadêmicos do 6º semestre de letras da UNIC-Universidade de Cuiabá, solicitado pela professora Me. Ercilia Singame Munhoz, e foi desenvolvido e vivenciado com alunos do ensino fundamental e médio em escolas municipais e estaduais.

CUIABÁ – MT

JUNHO – 2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................5

1. RELATO GERAL.....................................................................................................6

2.1 - OBSERVAÇÃO....................................................................................................8

2.2 – REGÊNCIA........................................................................................................9

2.2.1-Regência Ensino Médio.......................................................................9

2.2.1-Regência Ensino Fundamental...........................................................12

3 – PROPOSTA DE ENSINO EM LINGUA ESPANHOLA......................................16

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................17

REFERENCIAS..........................................................................................................19

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Maria Lúcia Constante Barbosa

Ercilia Singame Munhoz

RESUMO

A influência da língua espanhola, no sistema educacional oficial no Brasil, remonta dos últimos cento e vinte anos, em especial o período entre 1888 e 1930 que, segundo alguns historiadores, mais de quatro milhões de imigrantes espanhóis ocuparam as terras das regiões Sul e Sudeste em consequência das crises econômicas que aconteciam na Espanha desde meados do século XIX. Nos dias atuais como afirma Francisco Moreno Fernández em seu livro “O Ensino do Espanhol no Brasil: passado, presente, futuro” a situação do espanhol neste inicio de século é de bonança, de auge e de prestígio, o cenário nunca esteve tão propenso quanto agora, pois os interesses político-econômicos do Brasil são os que o movem esses avanços, ao invés da cultura e da educação. A escola é o setor da sociedade que tem a tarefa de auxiliar e nortear o aluno para que este tenha condições de interagir com o meio social fazendo uso de conhecimentos linguísticos em outros idiomas. Levando-se em conta as necessidades do mercado e da sociedade com os grandes eventos mundiais, que englobam o Brasil a muitas outras nações entre estas as que fazem parte do MERCOSUL, cabe a escola e ao professor propiciar que os alunos tenham acesso a ferramentas e estratégias para o desenvolvimento linguístico em espanhol, para tanto o professor deve ter entendimento e preparo para inserir o aluno num novo idioma.

PALAVRAS – CHAVE: Língua espanhola, professor, mercado de trabalho..

INTRODUÇÃO

Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida. (Augusto Cury)

O presente relatório tem como objetivo contemplar e apresentar os resultados obtidos das inserções, observações e práticas do estagio realizadas no decorrer do curso de letras, por meio do relato de observação e regência proveniente da atuação na disciplina de Língua Espanhola para alunos do ensino fundamental e médio, com o intuito de realizar uma correlação entre o que foi estudado em sala de aula na universidade com as práticas desenvolvidas e estratégias preparadas para as inserções nas escolas.

As praticas descritas no referido trabalho foram desenvolvidas em três escolas sendo estas E.E. José de Mesquita, E. E. Rodolfo Augusto Trechaud Curvo e E. M. Maria Dimpina Lobo Duarte. Atividades estas que iniciaram no primeiro semestre de 2012 e foram finalizadas no primeiro semestre de 2013. As instituições escolares que foram utilizadas como campo de observação e regência são de cunho municipal e estadual.

O ambiente escolar engloba em seu meio, conflitos, aflições e desejos dos jovens alunos, o que leva os acadêmicos futuros professores a uma ardente pesquisa, para que desta maneira possam se aperfeiçoar e por meio deste aprofundado possam trabalhar de maneira satisfatória e envolvente com os jovens alunos. Como trata Carvalho “Uma atividade para desenvolver conhecimento científico parte da proposição de um problema pelo professor. O problema é a mola propulsora das variadas ações dos alunos: ele motiva, desafia, desperta o interesse e gera discussões” ET AL.(1998, p. 20).

Incorporando os inscritos de Carvalho de que, o professor como mediador do conhecimento deve desenvolver estratégias para despertar o interesse dos alunos, apos a observação foi elaborado um projeto que englobe em sua síntese a disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com