TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO (AINDA) DO MODELO AGRÁRIO-COMERCIAL EXPORTADOR DEPENDENTE (1894 A 1920)

Por:   •  22/11/2017  •  Abstract  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 2

A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO (AINDA) DO MODELO AGRÁRIO-COMERCIAL EXPORTADOR DEPENDENTE (1894 A 1920)

  • No período republicano de 1894 a 1920 a compreensão básica da sociedade brasileira é o esclarecimento dos significados do combate ao florianismo que são: O afastamento do componente militar do poder e Utilizar o novo regime republicano para conseguir antigos fins e interesses da “camada senhorial”.
  • Para a camada senhorial a  queda de Floriano Peixoto era a vitória deste grupo e a possibilidade de resolução da crise politica e econômica que só parecia ser através da aliança com a burguesia internacional e a reorganização interna.
  • A reorganização interna foi conseguida pela adoção da “Politica dos Governadores” que se tratava de entregar cada Estado federado como uma fazenda particular, à oligarquia regional que dominava na região.
  • A politica econômica de “valorização” do produto agrário em especial ao café com auxilio de investimentos estrangeiros, o seu lucro se concentrava somente na burguesia estrangeira e na camada senhorial que agora se chamava camada ”burguesia agrário-exportadora” brasileira. Trazendo assim um equilíbrio nas contas externas do país que estavam abaladas pelas crises anteriores, podendo assim começar sua modernização.
  • A modernização da sociedade brasileira seguia a um custo muito alto, sendo pago, é claro, pela população que não usufruía de tais benefícios, já que sua maioria viva no campo e era mão-de-obra nas lavouras cafeeiras, com esse afastamento do povo para as áreas modernizadas por seu dinheiro impossibilitava a manifestação da população rural e a possível movimentação politica-eleitoral coronelista, esta situação conseguiu ser mantida até o final da Primeira Guerra Mundial, quando a movimentação urbana descontentada se intensifica.
  • O reforçamento do traço de dependência na base da estrutura social durante os anos de 1894 a 1918 é necessária porque se refletirá na organização escolar, reafirmando o traço de dependência cultural. Uma serie de reformas pelas quais passa a organização escolar mostra uma oscilação entre a influência humana clássica e a realista científica. O código Epitácio Pessoa de 1901 acentua a parte literária ao incluir a logica e retirar a biologia, a sociologia e a moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com