TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE TEXTO

Casos: RESUMO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 3

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. SCIELO. Revista Pedagogica, vol. 25. n°. 78, São Paulo. 2008. Disponível em: <HTTP://65.55.85.87/att/GetAttachment.aspx?file=a8d)e507-6e8f-4b98-a7df-cc6>. Acesso em: 20.nov.2012.

As autoras discorrem, neste texto, sobre a necessidade de que o desenvolvimento da linguagem seja de forma adequada, para que possa constituir-se em fator de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. Para tanto, apontaram sobre diversos pontos seus posicionamentos.

Mostraram que a linguagem humana diferencia-se da utilizada pelos animais de três formas diferentes que são: a capacidade de simbolizar (mais importante), a comunicação humana linguística, sendo gramatical, e a terceira, os seres humanos que não possuem um único sistema de comunicação utilizado por toda a sua espécie.

Em virtude disto é que se percebe o fato de que os diferentes grupos humanos têm sistemas mútuos de comunicação. Através da pesquisa delas foi possível constatar que os fatores que determinam como uma criança irá pensar são a história da sociedade em que ela se desenvolve e sua história pessoal.

Uma revisão bibliográfica foi realizada para a demonstração da importância deste assunto e também um melhor entendimento deste, através da qual percebe-se vários aspectos, entre outros, o fato de que, para haver uma boa aquisição da linguagem deve também haver interação entre o que a criança possui, em termos biológicos, e a qualidade de estímulos do meio em que vive.

Para um bom entendimento, deste processo de evolução da linguagem, deve-se levar em consideração os fatos de que a linguagem ajuda tanto na cognição, proporcionando ganhos qualitativos e regulando o comportamento, quanto na comunicação, onde permite lançar mão de recursos sofisticados para aprimorar as possibilidades de comunicação.

O texto nos informa, ainda, que a linguagem pode ser separada em algumas divisões, tendo um desenvolvimento concomitante entre elas e, que um sinal de dificuldade pode ser identificado quando houver algum disparate entre elas.

Em se tratando de desenvolvimento da linguagem, as autoras citam no texto, seis tipos de etapas para este processo. Desde a que é observada inicialmente, entre mãe e bebê, como a comunicação não-verbal; passando pela produção dos sons, através dos primeiros fonemas; estruturas das sílabas; estrutura de frases; diálogo, onde têm momentos em que a criança ainda necessitará do adulto, dividindo-se esta em três sub-etapas: especularidade, onde os adultos tentam adivinhar o que se fala, complementaridade, espaço onde os adultos buscam completar o que começa a ser dito por elas e, reciprocidade, a partir da qual realmente começa a existir um diálogo sem auxílio tão direto pelos adultos; brincadeira, podendo estas serem construtivas, plásticas e projetivas, contendo atividades, as quais os próprios nomes já sugerem. Além disto, o texto também discorre sobre as dificuldades que são encontradas ao longo do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, como atraso simples de linguagem; desvio fonológico; distúrbio específico da linguagem (DEL); fluência; alterações semântico-pragmáticas.

Algumas características as configuram como, por exemplo, a demora na fala, imaturidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com