TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato De Experiência Momentos Incríveis Com O 8° Ano

Por:   •  27/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 5

RELATO DE EXPERIÊNCIA

MOMENTOS INCRÍVEIS COM O 8° ANO

Gean Mendes da Rocha Pereira

1 INTRODUÇÃO

Meu relato sobre meu primeiro estágio supervisionado foi maravilhoso, desde o primeiro momento onde fui pedir autorização para o diretor, me tratou muito bem e logo em seguida me levou para conhecer a coordenadora que iria ver em qual turma, turno, dia ficaria melhor para mim. Sempre dispostos a ajudarem, apresentou-me a professora regente que eu iria observar, já tinha conhecimento com ela, e como sempre me recebeu de braços abertos. De início, fiquei um pouco de receio com o que estava por vir. Chegou o dia de acompanhar as aulas e a professora  apresentou-me a sua turma, essa composta por pré-adolescentes de 13-14 anos, como moro em cidade pequena, conhecia praticamente todo mundo que estava em sala, me deu um alívio e expliquei que assim como eles eu estava ali para aprender também. A professora regente sempre bem dinâmica logo me enturmou com o restante da sala, fizemos trabalhos em grupos e os alunos sempre vinham sanar as suas dúvidas e perguntarem se estava correto o que eles estavam fazendo, eu respondia que sim, mas sempre com o aval da professora regente. Aulas muito bem elaboradas e com uma dominância incrível tanto de conteúdo quanto de sala. Participamos de culminâncias de projetos, fizemos resumos e atividades em grupos. Foram dias incríveis que com certeza ficará para sempre na minha memória.

2 MARCO TEÓRICO

O artigo “A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola” como o título diz, o foco principal do mesmo é mostrar a importância e trazer questões relacionadas ao PPP, já que ele é uma Constituição da escola, onde existem regras, direitos e deveres que devem ser seguidos. As políticas educacionais nele obtidas visam trazer uma escola com um ambiente cada vez mais participativo para poder construir bases pedagógicas voltadas para a cidadania. O Projeto Político Pedagógico deve ser construído em conjunto com todos do corpo escolar, pois o objetivo não é torná-lo burocrático, mas sim uma peça chave para uma gestão igualitária, participativa e democrática.

O presente artigo ainda relata que, a escola não deve apenas se preocupar com um ensino de qualidade, mas também deve manter a cidadania como pilares para um bom funcionamento, buscando um contexto político-econômico, para serem voltados a uma qualidade de ensino exemplar e também às políticas educacionais que regem o nosso país.

Durante o meu processo de estágio supervisionado, pude observar que a escola cumpre bem o seu papel, sempre seguindo as normas do Projeto político Pedagógico, já que no primeiro contato que tive, a coordenadora fez questão de apresentá-lo para mim e me mostrar as normas da escola. Desde ao administrativo até a sala de aula, todos cumprem o regimento escolar, e também pude perceber a influência dele com os alunos e também com a professora. Já que o respeito entre ambos eram mútuos, mantendo-se sempre de igual para igual e cada um obedecendo aos direitos e deveres a escola.

3 DESENVOLVIMENTO

O meu estágio supervisionado, foi realizado numa escola pública, onde a mesma oferta Ensino Fundamental II e também Ensino Médio e EJA. O motivo da minha escolha em ir realizar o estágio lá, foi pela familiarização que tenho tanto com o ambiente, já que a minha mãe foi servidora pública de lá por 25 anos. Essa escola, atende tanto quanto a zona urbana assim como a rural. A turma observada é composta por 16 alunos com a faixa etária de 13-14 anos, onde fui dois dias da semana e observei 4 aulas de Língua Portuguesa no período matutino, por ser mais tranquilo e a coordenação  indicou a turma por ser participativa e comprometida.

3.1 OBSERVAÇÃO

Iniciei o meu estágio numa segunda-feira, entrei na sala acompanhado da professora regente, e de início fiquei muito feliz com a diversidade da sala e também emocionei-me ao ver dois alunos com comorbidades em sala e pude tirar isso como aprendizado, que quando se quer, nada é impossível.

A professora, sempre bem eficiente na ministração dos seus conteúdos, procurou sempre sanar as dúvidas dos alunos, ao final do conteúdo explanado ela sempre perguntava se todos teriam entendido o que foi ministrado. A mesma também fugia do padrão, muito dinâmica, para não tornar a aula monótona. Foram realizados trabalhos em grupos, explicação do conteúdo em roda de conversa, sempre de igual para igual e deixando um clima agradável.

O conteúdo ministrado pela professora e observado por mim, foram:

  • Concordância Verbal e Nominal;
  • Dia da Consciência Negra;
  • Abolição da escravidão no Brasil;

        A metodologia utilizada pela professora em sala de aula, foi a construtivista, pois a mesma sempre procurar incentivar o aluno tanto na parte crítica quanto dinâmica e também procura sempre fazer com que eles sejam ativos e participativos, sempre trabalhando com leituras e interpretações, atividades avaliativas e correção das mesmas, tudo isso para fazer com que o aluno alcance notas já que tudo faz parte de um processo avaliativo e conta como nota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (195.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com