TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Monografias: Relatório De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPINAS – SÃO PAULO

2013

CURSO: PEDAGOGIA

ANO: 6º PERÍODO

PROFESSORA: RENARA MANFRIN SCHIMIDT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................... 4

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.........5

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................11

INTRODUÇÃO

Venho por meio deste documento, retratar as experiências e processos de aprendizagem absorvidas durante o período de estágio supervisionado focado especialmente no ensino fundamental.

1 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL.

1.1 OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ECOLA:

O Instituto educacional e conheceu a instalação e pode realizar o seu estagio, Sobre o colégio: O colégio KANE LTDA está instalado em um terreno de 500m² com área de recreação, com quadra de esportes e playground, proporcionando um ambiente seguro e agradável.

Conta com biblioteca, laboratório, sala de informática, áudio visual, artes, avaliação física e apoio psico pedagógico.

Acesso às salas de aulas: Os espaços físicos internos e externos foram construídos para atender a nova lei de inclusão.

Salas de aulas: Espaço ideal para promover atividades oferecidas pelos professores de forma que a disposição em sala varie de acordo com os trabalhos propostos.

Laboratório de informática: Com professores especializados, os alunos em aulas desenvolvem projetos específicos de acordo com a faixa etária.

Biblioteca e salas de estudos: Os alunos têm à sua disposição livros, enciclopédias e internet. Contam também com monitoria para realização de pesquisas. Através de empréstimos de livros, são incentivados à leitura.

Sala de artes: Uma sala inteiramente preparada para que os alunos desenvolvam a criatividade, o conhecimento artístico e cultural.

Quadra esportiva:

As aulas de educação física são desenvolvidas promovendo a saúde física e mental do aluno, o pensamento estratégico, noções de modalidades de jogos e trabalho em equipe.

As atividades físicas e recreativas são utilizadas para o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, agilidade e trabalho em equipe.

1.2 ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Responsável: Danielle Stefany Nanie

RG: 44.348.162-3

CPF: 369.113.938-84

A proposta pedagógica do Colégio KANE - LTDA está baseada na concepção sócio-interacionista, que acredita ser o processo de ensino aprendizagem uma construção gradual e contínua, que se inicia no nascimento e prolonga-se por toda a vida.

Nesta concepção o indivíduo precisa interagir no ambiente em que está inserido, promovendo o conhecimento através dos processos de elaboração e construção individual e coletiva, procurando haver um equilíbrio entre ambas. Assim, a linguagem se torna fundamental para as relações de aprendizagem voltadas para as práticas sociais. O aluno torna-se letrado através das leituras e das várias produções de texto.

O colégio conta com a parceria do Sistema Dom Bosco de Ensino, que foi criteriosamente escolhido, para alcançarmos os objetivos de levar o aluno a pensar e aprender a aprender.

O material didático Dom Bosco, é apostilado, apresenta uma diversidade de gêneros textuais, bem estruturados, atraentes e cientificamente corretos, com introdução de cada capítulo (textos, ilustrações, curiosidades) atraente à essência do que vai ser estudado, motivando o aluno à ação, levando-o a construir a aprendizagem e a apropriar-se do conhecimento. Motiva também o professor a usar a criatividade no planejamento para iniciar e conduzir o conteúdo.

As atividades paralelas buscam aplicar e aprofundar os conhecimentos por meio de perguntas, entrevistas e jogos que deem margem a reflexões e ao desenvolvimento da linguagem oral, produzindo estruturas de pensamento mais elaboradas e possibilitando o enriquecimento cognitivo, onde o aluno será capaz de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais, pois é sujeito do próprio processo de aprendizagem.

1.3 PLANO DE AULA

Tema: Sociabilidade em Forma de Festa

Introdução:

Uma escola deve ser democrática e deve permitir a participação da sociedade e comunidade em eventos curriculares e extracurriculares.

O coordenador tem o trabalho envolto da participação e da integração de alunos, funcionários e professores, ele deve manter uma dinâmica ativa mantendo esta união refletiva em formas distintas de realizar avaliações.

Uma delas é nortear a participação e a colaboração dos envolvidos em eventos que envolvam projetos com fins de apoio, disponibilidade e envolvimento com a escola.

Justificativa:

O intuito é de trabalhar com a clientela da escola possibilitando o envolvimento, o vinculo com o âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com