TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Inglês Ensino Fundamental

Por:   •  4/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  9.375 Palavras (38 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Criciúma

2018

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

I

INTRODUÇÃO        3

II DESENVOLVIMENTO        4

a) identificação da Escola, relatório da realidade escolar e análise do PPP............4

b) relato das leituras obrigatórias................................................................................7

c)  entrevista com o professor regente.......................................................................13

d) análise do livro didático..........................................................................................13

e) diários de observação .............................................................................................14

f) planos de aula...........................................................................................................19

g) diários de regência..................................................................................................24

III CONSIDERAÇÕES FINAIS        30

IV REFERÊNCIAS        31



I INTRODUÇÃO

        Este relatório visa, em suma, relatar detalhadamente a disciplina de Estágio Supervisionado, realizado na Escola de Educação Básica Coelho Netto, localizada no município de Criciúma - SC, que ocorreu entre o período de 27 de agosto de 2018 a 01 de novembro de 2018, com as turmas do 6° ao 8º anos do ensino fundamental, do turno matutino. O Estágio foi orientado pela professora e tutora presencial, Eliziane Goulart de Jesus Damiani e supervisionado pela professora regente Maria Aparecida de Souza, com a duração de 180 horas.

        O estágio de licenciatura é uma exigência da lei de diretrizes e bases da educação nacional (nº 9394/96) e o cumprimento de se respectiva carga horária é requisito exigido para conclusão de curso. A disciplina de estágio é necessária à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Desta forma, aliando a prática de sala de aula à teoria do curso, pois trata de apresentar ao Graduando as situações reais de sala de aula, com a interação direta dos alunos com a figura do professor/estagiário, A disciplina de Estágio faz com que o aluno da graduação, então somente isto, passe pela prática adquirindo experiência, colocando em prática o que aprendeu em sala, dialogando com o professor regente interage com a realidade de classe e, principalmente com os dilemas da profissão escolhida com seus altos e baixos diários.


II Desenvolvimento

  1. identificação da Escola, relatório da realidade escolar e análise do PPP

        A Escola de Educação Básica Coelho Netto fica localizada no bairro Santa Bárbara em Criciúma – SC, órgão mantedor Estadual. Atualmente é dirigida pela diretora Gracilene Mondardo.        

        Na instituição Escola de Educação Básica Abílio César Borges, o PPP foi entregue logo que solicitado assim o projeto político-pedagógico (PPP) para a realização da análise passou logo a ser analisado.

        A Escola de Educação Básica Coelho Netto está situada à rua Altamiro Guimarães, 176, bairro Santa Bárbara, Criciúma – SC, a escola atende alunos na sua maioria oriundos de dos bairro do entorno da escola, sendo que alguma parte destes também residem em localidades mais afastadas porem todos em área urbana. O nível predominante de escolaridade dos pais dos alunos é o Ensino Médio, e uma minoria com o Ensino Superior.

        A unidade escolar oferece o Ensino Fundamental no período diurno e vespertino atendendo a 490 alunos nos turnos, distribuindo as séries do fundamental de 1ª a 9ª em 18 turmas nos dois turnos.

           Durante o ano letivo e EEB. Coelho Netto trabalha as temáticas transversais propostas pela SED, assim como a Campanha da Fraternidade ecumenicamente conforme o tema específico anual, Prevenção, atenção e atendimento às violências na Escola, priorizando sempre a informação e as ações preventivas além do espaço da sala de aula.

         São desenvolvidas as relações existentes entre as disciplinas e o  desenvolvimento integral do aluno, para que o mesmo consiga desenvolver sua capacidade e potencialidade de forma a integrá-lo na sociedade, e exercer sua condição de cidadão que questiona e responde as mais variadas situações.        

                Para obter informações em relação aos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações, para possibilitar, por um lado, avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.

        Quanto ao método de avaliação para cada professor deverá aplicar, duas (2) avaliações para os componentes curriculares com 1 (uma) aula semanal,  três(3) avaliações para os que possuem 2 aulas semanais e quatro avaliações para três ou mais aulas semanais, dentro deste contexto,  o aluno deverá ter  1 (uma) avaliação individual obrigatória e as demais  a critério do Professor.

        As adaptações curriculares são adotadas em diversos âmbitos: no nível do projeto pedagógico da escola, da sala de aula, das atividades e, somente quando necessário, aplicam-se ao aluno individualmente. Visam ao atendimento das dificuldades de aprendizagem das necessidades especiais dos educandos e ao favorecimento de sua escolarização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (519.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com