TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação

Por:   •  14/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Estágio de Observação do Ensino Fundamental_Séries finais

Data: 30/06/2013

Tarefa: Relatório de Observação

INTRODUÇÃO

Este relatório traz a análise do estágio de observação realizado em sala de aula na Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado com a turma do 9° ano do ensino fundamental. Seu principal objetivo é documentar aqui toda experiência adquirida no decorrer do período em que vivenciei, e as práticas de tudo que tenho aprendido na teoria no meu período escolar e como acadêmico.

A partir da coleta de dados nesse estágio podem ser identificados aspectos favoráveis ou não ao ensino de Língua Portuguesa. O que de certa forma visa apresentar problemáticas voltada para necessidades consideravelmente de variados recursos e talvez formas flexíveis na administração dos eventos que envolva o ensino/aprendizagem.

Em primeira mão será observado como é o desenvolvimento da rotina favoráveis ao bom andamento escolar e como os alunos utilizam esses aspectos em favor do seu desempenho no curso. Os diferentes ambientes dentro da escola que facilita o desdobramento do aluno na realização das atividades. Como e, a que ponto a biblioteca é equipada e o que pode oferecer de materiais para a realização de trabalhos do professor e alunos. O laboratório de informática, qual sua disponibilidade e como o professor o utiliza para a realização de trabalhos com os alunos, dentre outros aspectos.

O estágio de observação também pode ser um meio de aproximar o período escolar com a graduação superior. É a oportunidade de voltar a sala de aula e observá-la de forma diferente e também um meio de incentivar o aluno a dar prosseguimento nos estudos. O que de certa forma é uma interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e as dependências favoráveis ao bom andamento do curso.

RELATO DAS OBSERVAÇÕES

A observação a partir de todos os conteúdos já administrados no decorrer do curso de Letras, nos permite traças um paralelo entre o teórico e o instrumento da prática aos olhos de futuros educadores. O trabalho dentro da sala de aula nos permite aprender e crescer didaticamente com a rotina dos professores atuantes nas práticas pedagógicas.

No dia 19 de junho de 2013, realizei minha primeira observação como estagiário dentro da sala de aula. Cheguei a escola por volta das 14:00 horas, e fiz contato com a professora Joanésia Batista que foi muito receptiva em me acolher como estagiário em sua sala de aula.

O 9 ano do ensino fundamental conta com uma turma de 38 alunos em uma sala não muito ampla, mas que se organiza de acordo com as atividades planejadas. A organização dos alunos dentro da sala de aula varia de acordo com as atividades aplicadas pela professora. A professora busca quase sempre o trabalho em grupo, onde a turma se organiza para discussão das atividades. Em regra para as demais atividades individuais, a sala é organizada em fileiras, do tipo conferência. Das aulas observadas, duas delas a turma se organizou em fileiras e a outra em grupo.

Em todas as aulas observadas a professora trabalhou a interpretação de texto. Nessa primeira aula, trabalhou com uma atividade que foi realizada individualmente. Foi distribuído um material impresso contendo um pequeno texto “Clementina, a gata de Sylvia Orthof”, e dez questões interpretativa referente a esse mesmo texto. O decorrer de toda a aula se deu para a realização dessa atividade. Nos instantes finais, foi realizado uma conferência nos cadernos, para a avaliação das atividades anteriores. Saí por volta das 15:30 horas.

No segundo encontro, dia 24 de junho de 2013, retornei novamente a sala de aula para mais uma observação. Cheguei exatamente as 13:00 horas e fui para a sala de aula. As atividade programadas para esse dia foi uma interpretação de texto. O texto se intitulava “O Burro que vestiu a pele de um leão”, uma fábula de Russel Ash e Bernard Higton, com tradução de Heloisa Jahn. Foi disponibilizada doze questões interpretativas que foram realizadas individualmente. A atividade se estendeu ao longo de toda a aula. Saí às 13:50 horas.

No dia 27 de junho de 2013 voltei a sala de aula e fiz minha última observação de nova etapa. Cheguei por volta das 16:00 horas e saí por voltas das 17:00 horas. Nessa aula foi realizado um teste de redação. Foi entregue um material impresso contendo um pequeno texto do gênero notícia e três questões interpretativas. Em uma das questões pedia para ser identificado no texto “advérbios e “locuções adverbiais”. O teste foi corrigido ao final da aula juntamente com os alunos.

A turma em sala de aula posso dizer que se divide em três; os alunos que mantém a problemática dos conteúdos aplicados consigo mesmo, aqueles que são bem participativos e os alunos que são ativos em excesso, mas que resolvem as questões propostas. E nesse contexto, tomando como exemplo outras aulas já observadas de outras disciplinas, sempre fazem parte da sala de aula esses mesmos grupos de alunos. Creio também que funciona como um equilíbrio constante no andamento de qualquer curso.

ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES

No decorrer desse período do estágio como iniciante na prática pedagógica, as atividades que acompanhei foram desenvolvidas através de materiais complementares. O livro didático ainda é o principal objeto de ensino, mas dentre outros, atividades como esta torna-se necessárias como métodos de adaptação a nossa realidade. Em todas as tarefas realizadas e a metodologia de escrita nas aulas observadas, compreende somente questões relativas ao processo de entendimento de linguagem escrita.

Na integração com a sala também pude observar quanto a participação das atividades, que os alunos não acompanham as aulas por igual. Cada um tem o seu momento, sua dificuldade e forma de expressar, o que não seria nada incomum. Alguns acompanham mais rápido, outros com mais dificuldade. Mas todos realizam em comum o que lhe é proposto.

Os métodos de ensino utilizados pelo professor em sala de aula se faz jus ao comportamento de toda a turma e o curto prazo de cada aula. A professora trabalha com a explanação da matéria em uma aula, no que se refere a gramática, e em outras aulas trabalha com atividades. Para a professora essa uma prática por ela adotada, e que facilita o bom desempenho da disciplina. Analisando criticamente, o espaço de tempo entre as aulas ficam muito longos e a explicação cai no esquecimento. Um método que adotaria seria a conciliação entre a explicação e a atividade. Um método que já vivenciei, onde o professor explica introdutoriamente o teor do conteúdo e em seguida entra com a explicação através das atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (341.8 Kb)   docx (406.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com