TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Psicolinguística

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE  – UERN

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG

Home Page: http://www.uern.br      E-mail: proeg@uern.br

UNIDADE:  CAMEAM/UERN

  1. CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS

[pic 2]

FORMULÁRIO E ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADE PRÁTICA DA DISCIPLINA PSICOLINGUÍSTICA

TÍTULO

A SEGMENTAÇÃO NÃO-CONVENCIONAL DE PALAVRAS EM TEXTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II[1]

AUTORES

Alana Letícia Ferreira de Sousa

Carla Roberta de Queiroz Alves

Francisca Audeci de Queiroz

Francisco Kércio Dhones da Silva

RESUMO DO TRABALHO

Elaborar o resumo, em parágrafo único, sem recuo. Espaçamento simples entre linhas (1,0), fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11. No resumo dever conter as seguintes informações: o tema ou objeto de estudo, o(s) objetivo(s), a linha teórica em que se insere o trabalho, a metodologia adotada, o relato breve dos resultados e conclusões alcançados. Deve ser um texto curto, contendo entre 150 e 250 palavras.

PALAVRAS-CHAVE (mínimo 3 palavras)

Informar as palavras-chave do trabalho, usar a inicial maiúscula e separar cada palavra por ponto. Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 11.

1. CONSIDERAÇÕES INICÍAIS 

A linguagem é tida como um sistema de símbolos que é utilizado nas mais diferentes comunidades de seres sociais. Somos, em nossa infância, influenciados por diferentes fatores que alteram (de forma direta ou indireta) nosso processo de aquisição e desenvolvimento da língua materna. Este processo de aquisição, e todas as suas etapas de desenvolvimento (da fala e da escrita), faz parte do campo de estudos da psicolinguística.

De forma geral, o processo de desenvolvimento da escrita também merece olhares especiais nos estudos relativos aos processos que transformam um humano em um ser dominante de uma língua. Segundo Fayol (2014), a escrita é entendida como uma ferramenta que nos permite a comunicação por meio de símbolos escritos, e a aquisição desta ferramenta não advêm de recursos geneticamente pré-estabelecidos. Adquirimos e desenvolvemos nossa capacidade de escrita por consequência de estímulos do meio social.

Por conta da importância que o processo de desenvolvimento da escrita possui, um dos fatores que também merece um certo grau de observação são os aspectos da segmentação na escrita infantil. Com o suporte dos estudos de Capristano (2007), entende-se que a segmentação é o que muitas vezes acaba por influênciar (positivamente ou negativamente) o processo em que a criança se desenvolve como produtor textual. Identificado o seu nível de influência, é precisso que se tenha um certo cuidado/acompanhamento com a criança e observar o quanto, e se, a segmentação prejudica o seu desenvolvimento da escrita.

Grandes pesquisadores na área da segmentação não-convencional, como Abaurre e Capistrano, trazem diferentes metodologias de pesquisa e resultados relevantes que contribuem para a compreensão deste fenômeno. Porém, estes pesquisadores demonstram um interesse maior por uma faixa etária que se localiza nos primeiros anos do esino fundamental.

Portanto, buscou-se reunir neste trabalho dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Que fatores motivam a segmentação não-convecional em textos escritos produzidos por crianças que cursam a segunda etapa do ensino fundamental?

Os resultados presentes neste trabalho podem contribuir para uma o direcionamento parcial do foco deste tipo de pesquisa para a segunda fase do ensino fundamental e mostrar como a segmentação ainda é presente neste nível de desenvolvimento da escrita infantil.

É notório o fato de que as escolas são o principal espaço responsável por um desenvolvimento linguístico textual mais aprofundado. Com base em atividades de leitura e produção textual, o professor busca levar a criança ao conhecimento da construção da língua estudada e fazer as correções necessárias para que o aluno consiga, gradativamente, assimilar as técnicas de uma escrita tida como correta. Nesse contexto, este trabalho se propõe a estudar como se processa a segmentação não-convencional em textos escritos produzidos por pré-adolescentes, em situação escolar.

O presente relatório está estruturado em 5 (cinco) tópicos, onde no primeiro apresenta-se os objetivos que norteiam o desenvolvimento desta pesquisa. No segundo tópico é detalhado os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa: o local de realização da pesquisa e como esta foi realizada, critérios e raciocínios adotados para a seleção dos dados trabalhados, a filiação teórica, o método de pesquisa utilizado, a espécie de abordagem dos dados e a forma que a análise foi desenvolvida. O terceiro tópico se encarrega de apresentar a fundamentação teórica adotada no trabalho, retomando conceitos e postulados da Psicolinguística, em particular sobre a área da aquisição da escrita, numa perspectiva sociodiscursiva. O quarto tópico apresenta a análise e discursão dos dados coletados e o quinto e último tópico discorre sobre os resultados alcançados e as considerações finais referentes a pesquisa realizada.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Estudar a segmentação não-conencional em textos produzidos por pré-adolescentes em processo de aprendizagem da escrita.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Visando atingir o objetivo principal, alguns objetivos específicos são requeridos, entre eles:

  • Identificar e descrever as ocorrências de segmentação não-convencilnal, apontando suas regularidades no corpus em análise;
  • Discutir sobre os fatores que atuam como principais condicionantes da segmentação não-convencional no processo inicial de aprendizagem da escrita formal.

3. METODOLOGIA

Com a intenção de se atingir os objetivos citados anteriormente, foi desenvolvido neste trabalho uma pesquisa de campo que se constituiu em uma etapa transversal de coleta de dados em três turmas do 6º (sexto) ano do ensino fundamental da escola pública Cleonice Freire de Queiroz , cituada na cidade de Pereiro, estado do Ceará, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2016. O material coletado se constitui em produções textuais de alunos de em média 11 anos de idade, que resutou na coleta de 59 textos. Foi solicitado pela professora que os alunos realizassem a produção de um texto do gênero dissertativo com a intenção de XXX. (coloar as orientações dadas pela professora e quantas versões foram solicitadas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (381.8 Kb)   docx (532.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com