TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Releitura do conto "A carteira", de Machado de Assis

Por:   •  23/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ALUNA: LUIZA RODRIGUES NASCIMENTO

TURMA: 421             ANO: 2021.2

Releitura do conto “A carteira”, de Machado de Assis

Era cedo ainda quando Alice saía para fazer sua caminhada, todos os dias às 7h da manhã. Como de costume, ela dirigia-se para o parque, não muito distante de sua casa, para fazer suas corridas matinais. Principalmente nos últimos tempos, este momento era quase necessário para que pudesse aliviar o estresse gerado das muitas contas. Afinal, os tempos tinham mudado e devido a longa pandemia, Alice foi atingida severamente em seus ganhos.

O fato é que suas faturas de cartões estavam extremamente atrasadas e, em meio a essa situação caótica, Alice encontra uma bolsa com celular e muito dinheiro, porém a mesma não tinha dados da proprietária do objeto. Nesse exato momento, Alice encontra-se diante de um dilema e lutando contra sua própria consciência. Este dinheiro seria a solução para todos os seus problemas, afinal o próprio ditado diz: “Achado não é roubado”. Mas qual decisão tomar? Havia um meio para que Alice chegasse ao destino do proprietário da tal bolsa. Seria certo ela ficar com algo sem ao menos tentar identificar o dono e fazer o que era correto?

Levada por esse impulso Alice abre o celular, o qual não tinha senha, e acessa a lista de contatos. Para sua surpresa, encontra alguns nomes conhecidos. Embora ela tenha encontrado esses pertences muito próximos de sua residência, ela não possuía a expectativa de realmente localizar o dono e, com sinceridade, parte dela também torcia para que não o encontrasse. Seus problemas estariam todos resolvidos e seu nome estaria livre do SPC.

Não se contendo ela vai adiante. Alice abre as conversas de Whatsapp e, decepcionada, depara-se com uma conversa amorosa de seu namorado com Jaqueline, que era, nada mais nada menos, sua amiga. Diante de tudo isso, tristeza e muita decepção. A preocupação por suas contas havia se tornado algo secundário naquele momento.

Dirigindo-se ao prédio de Jaqueline, toca a campainha que é atendida pela mesma, após alguns minutos:

-Que surpresa você por aqui! Nem sequer me mandou uma mensagem. Ah, mas você não poderia mesmo, não tenho localizado meu celular.

-É justamente por isso que estou aqui, ele está comigo.

Jaqueline espantada a olha assustada..

Alice diz:

-Não precisa fazer essa cara, eu já sei de tudo. Aqui está sua carteira de volta e, a propósito, o dinheiro eu gastei como parte de indenização pelo mal que você me fez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com