TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Matemática Rio Com Prof. Rafael Procópio

Por:   •  13/6/2023  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

MATEMÁTICA RIO COM PROF. RAFAEL PROCÓPIO

            Criado em 2010, pelo professor Rafael Procópio, o canal Matemática Rio, que pode ser acessado no Youtube, veio para facilitar a vida de estudantes de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade que possuem dificuldade na disciplina de matemática. Atualmente, é um dos maiores canais no Youtube que tratam desse conteúdo e já contam com mais de 2 milhões de pessoas inscritas.

               Além do canal, Rafael Procópio é autor do livro “Sou péssimo em matemática” lançado em agosto de 2019, o mesmo fez muito sucesso. O professor também dá aula na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Em 2016, com a repercussão do seu canal, Rafael e outros educadores digitais do mundo todo foram chamados para uma reunião com o Papa Francisco, no intuito de debater uma educação para a paz. Com o seu sucesso cada vez maior na internet, o matemático também foi finalista do prêmio Influenciadores Digitais na categoria de educação, no ano de 2018.

           O Canal Matemática Rio contém vídeos que abrangem diversos tipos de públicos, desde a matemática básica até o ensino superior, vestibulares e concursos. O diferencial do seu canal para os outros que tratam dessa disciplina, é a maneira que o Rafael ensina, dando prioridade para a explicação da matéria através de exercícios, o que ajuda bastante nos resultados dos estudantes que possuem dificuldade. Além disso, no geral, a maioria dos seus vídeos não são longos, durando menos de 1 (uma) hora, o que acaba sendo mais um atrativo para o seu público, que na maioria das vezes prefere vídeos diretos e não muito demorados. Também é possível encontrar no seu canal paródias matemáticas, raciocínio lógico, truques matemáticos, desafios, assuntos do dia a dia que envolvem a disciplina e muito mais. O professor trata todos os assuntos numa linguagem fácil de compreender e acolhedora para que seus alunos se sintam acolhidos em seu canal e sejam desafiados pela matemática.

             “Eu gosto de dar uma aula com certa descontração, para tirar aquele ranço que a matemática tem muitas vezes, que as pessoas acham a matéria complicadíssima, que não vai aprender, quando tudo na verdade não passa de um preconceito... e aí esse pensamento negativo acaba fazendo com que a pessoa não aprenda mesmo...” trecho dito por Rafael em um de seus vídeos, dá a entender que o professor conclui que muitas vezes os alunos possuem dificuldade na matéria por preconceito ou pela forma que é mostrada nas escolas, de forma chata e desgastante e não por realmente ter dificuldade. E isso, acaba fazendo com que as pessoas tenham um bloqueio quando vão aprender matemática. No seu canal, o matemático sempre procura mostrar a matemática de uma forma mais divertida, através de curiosidades, macetes e paródias e numa linguagem compreensível com o intuito de entreter os estudantes e fazê-los se sentirem desafiados pela matemática de uma forma saudável.

             No geral, o professor Rafael Procópio trabalha em seus vídeos com uma técnica muito utilizada por concurseiros e vestibulandos, que resultam na maioria das vezes em excelentes resultados. Essa técnica consiste em aprender a matéria a partir das resoluções de questões sobre o assunto e com perguntas de determinadas bancas dos concursos ou vestibulares. Sendo assim, o aluno já chega na prova com uma ideia de como é cobrado e qual maneira deve responder.

            Entende-se, portanto, que o excelente canal é digno dos milhares de inscritos e prêmios que o professor conquistou. Seus vídeos com abordagem de assuntos de forma clara e objetiva, sem enrolação, porém mostrando o necessário que o estudante deve saber e com vídeos não demorados, são apenas alguns dos motivos que fazem o canal Matemática Rio ser um dos maiores canais de matemática no Youtube.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com