TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Avaliação de Desempenho – Prof. Rafael Antonini

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios Avaliação de Desempenho – Prof. Rafael Antonini

  1. 1) Se pudéssemos resumir em uma palavra o significado de eficiência, eficácia e efetividade, estas palavras poderiam ser:
  2.  a) produtividade, custo-benefício e transformação.
  3. b) assertividade, produtividade e mudança.
  4. c) realização, ação e reação.
  5. d) custo, resultado e impacto.

2) Um determinado processo pode causar efeitos positivos ou negativos no conjunto de processos de uma organização. Da mesma forma, esse processo pode ser influenciado pelos demais processos da organização, o que afeta seu desempenho. Com o objetivo de minimizar os efeitos negativos e ampliar os efeitos positivos resultantes destas relações, a organização deverá estabelecer um programa de:

  1. a) Lean Six Sigma.
  2. b) Gestão de processos interdependentes.
  3. c) Gerenciamento de processos atitudinais.
  4. d) Gestão baseada em evidências.
  5. 3) O lead time de pedido é uma medida típica para avaliar qual objetivo de desempenho?
  6. a) Flexibilidade
  7. b) Velocidade
  8. c) Custo
  9. d) Confiabilidade

  1. 4) A capacidade de coordenar constantemente esforços e energia, tendo em vista o alcance de resultados globais positivos ao longo do tempo e a manutenção da empresa no ambiente, está relacionada ao seguinte conceito de planejamento (Fonte: Concurso para Prefeitura do Rio de Janeiro, cargo de Administrador – 2013):
  1. a) Eficiência
  2. b) Efetividade
  3. c) Eficácia
  4. d) Gerenciamento de processos
  1. 5) Com relação à eficiência e à eficácia das decisões grupais em comparação às decisões individuais, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa (Fonte: Concurso para Assembleia Legislativa da Bahia, cargo de Administração – 2014):
  2. ( ) As decisões grupais, em geral, são mais eficientes do que as decisões individuais.
  3. ( ) As decisões grupais, se medidas em termos de criatividade, são mais eficazes do que as decisões individuais.
  4. ( ) As decisões grupais sofrem de ambiguidade de responsabilidade.
  5. As afirmativas são, respectivamente:
  1. a) F, F e F.
  2. b) V, F e V.
  3. c) F, V e V.
  4. d) V, V e F.

6) A Mandaê é uma empresa brasileira de logística que coleta, empacota e posta produtos vendidos por empresas de e-commerce. Em seu website, mantém uma seção de informações úteis a seus clientes. Um dos temas abordados é o uso de indicadores de desempenho, onde a Mandaê destaca, entre outros, o indicador OTD (On-Time Delivery), afirmando tratar-se de um indicador usado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo, ou seja, que serve principalmente para analisar o tempo da separação e expedição do pedido até o envio feito pela transportadora.

Para mensurar o OTD corretamente, a Mandaê recomenda que esse indicador seja medido diariamente e que, idealmente, seu resultado (calculado segundo a fórmula Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas * 100) seja superior a 90%.

Considere um e-commerce de instrumentos musicais que atua no estado do Ceará, recebe cerca de 300 pedidos por dia, informa um prazo de entrega de 7 dias e acompanha o desempenho de suas entregas por meio do OTD. Se este e-commerceutilizar como parâmetro de qualidade o que recomenda a Mandaê, o total mensal de entregas de instrumentos musicais no prazo deverá ser:

  1. a) Superior a 8.100 pedidos.
  1. b) Igual a 9.000 pedidos.
  2. c) Aproximadamente igual a 1.890 pedidos.
  3. d) Inferior a 2.100 pedidos.
  4. 7) Leia as duas afirmações a seguir. Constitui-se em uma informação primordial no processo de atendimento ao cliente, uma vez que o tempo transcorrido no processo produtivo redunda em dinheiro.

(KOSAKA, G. Lean time. Lean Institute Brasil, São Paulo, 2006)

Pode ser entendido como a soma de diferentes fatores: “Tempo de processamento + tempo de inspeção + tempo de espera + tempo de movimentação”.

(KOSKELA, L. An exploration towards a production theory and its application to construction. PhD dissertation, 2000)

Ambas referem-se ao conceito de:

  1. a) Acordo de nível de serviço.
  2. b) On-time delivery.
  3. c) Custo-benefício.
  4. d) Lead time.

8) “O estudo e a análise dos custos dos processos de melhoria tem utilizado dois rótulos: o custo da qualidade e o custo da não-qualidade. O custo da qualidade encontra-se relacionado com o sistema e a estrutura organizacional vinculada à gestão dos processos. [...] Já o custo de não-qualidade está associado a todos os custos que envolvem a não-conformidade dos processos ou produtos e do não atendimento adequado às necessidades e expectativas dos clientes.” (Fonte:RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade. Qualitymark, 2010) São exemplos de custos da não-qualidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com