TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro

Trabalho Escolar: Resenha Livro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO LIVRO COMO PRATICA DA LIBERDADE THAÍS

O QUE O LIVRO ME DIZ

O livro nos traz a importância que temos ao modo de ensinar e que devermos aprender com o que o livro fala a respeito do educador com o educando e que temos que ter a flexibilidade com o educando mostrando que o educador ensina como também aprende. No primeiro capitulo Paulo Freire fala sobre as forças politica que disputavam o poder no inicio da década de 1960, foi esclarecendo inicialmente seus pressuposto filosóficos. Ele define sua filosofia de caráter existencial. E estar nele e com ele o existir é individual , dialogar são exclusividades do existir. Paulo Freire entende que integração não é acomodação. Ela resulta da capacidade de ajusta-se a realidade acrescida da possibilidade de transforma-la. O homem integrado é homem sujeito. Mas infelizmente, na opinião de Paulo Freire o que se sente , dia a dia, é o homem simples esmagados, diminuído e acomodado, dirigido pelo poder dos mitos que a forças sociais poderosas criam para ele. No segundo capitulo ele resgata a historia e as característica do brasil no preriodo colonial e na fase do império e afirma que não ser possível compreender nem a transição com seus avanços e recuos nem entende o seu sentido enunciador , sem uma visão de ontem. O autor relata que a cimocracia antes de ser uma forma politica e uma forma de vida caracterizada pela transitividade de consciência no comportamento do homem. O povo, com raras exceções, sempre ficava á margem dos acontecimentos. Terceiro capitulo o autor faz critica à educação tradicional que, na época, eram as praticas pedagógicas aplicadas nas escolas. Ele aponta para a superação desta situação, demosntrando a crença na pessoa humana e na sua capacidade de educar-se como sujeito histórico. Quarto capitulo o autor mostra que na década de 1960, e demostra seu interesse em educar a medida que os processos de democratização se fazem gerais, se faz também cada vez mais difícil deixar que as massas permaneçam e seu estado de ignorância mostrando assim a preocupação, o respeito e o interesse na população.

O QUE EU DIGO AO LIVRO

Logo quando pensamos em educação popular logo se recorre as ideia de Paulo freire, pois durante toda a sua vida dedicou-se com a questão de educar para a vida, através de ma educação preocupada com formação do individuo critico, criativo e participante na sociedade. Nestes termos, é relevante observar que o ser humano nesta educação, é um sujeito que não deve somente estar no mundo , mas com o mundo, ou seja, fazer parte dessa imensa esfera giratória não apenas vivendo , mas construindo sua própria identidade e intrevindo no melhoramento de suas condições enquanto cidadão e buscando o direito de construir uma cidadania igualitária e justa.a melhor forma de ensinar e defender com seriedade, apaixonadamente uma posição estimulando e respeitando ao mesmo tempo o direito ao discurso contrario estará ensinado assim, o dever de brigar por nossas ideias e ao mesmo tempo o respeito mutuo.

Ensinar é algo de profundo e dinâmico onde a questão de identidade cultural que atinge dimensão e individual e a classe dos educando e essencial a pratica educativa progressista freire salienta constante que educar não e a mera trasnferencia de conhecimentos, mas sim conscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com