TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Texto E O Discurso

Trabalho Escolar: Resenha O Texto E O Discurso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

5º PERIODO LETRAS PORTUGUÊS- NOTURNO

ANA LETÍCIA LIMA SOARES

RESENHA: O TEXTO E O DISCURSO

MONTES CLAROS

ABRIL/2013

O texto ” O texto e o discurso” inicia tratando da competência comunicativa. A comunicação se dá através de textos, e no ensino da língua materna se busca desenvolver a capacidade de produzir diferentes textos que poderão ser usados em diferentes situações comunicativas. A atividade de comunicação em determinada ocasião é denominada de discurso e com o texto sendo uma unidade lingüística concreta podemos ter uma interação comunicativa. O discurso é visto como qualquer atividade de sentido, o que tem muito a ver com a intenção comunicativa. Para a teoria do discurso, a comunicação ocorre quando há uma ação sobre a outra, uma ação de mão dupla. Toda vez que falamos alguma coisa queremos passar um conteúdo, isso é uma ação, uma força e como toda ação produz uma reação que pode ser ou não aquela esperada.. diferentes ações e efeitos podem ter a mesma sequencia lingüística e o seu sentido vai depender da relação social que os interlocutores tem entre eles.

Os atos da fala caracterizam a dimensão pragmática no uso da linguagem. A definição de discurso compreende os enunciados produzidos pelos interlocutores. Há uma relação entre os processos de significação e o uso de elementos lingüísticos com as marcas sócio-históricas e ideológicas, já que a sociedade e as circunstancias mudam com muita freqüência e o discurso então visa determinar certas regularidades.Em qualquer expressão que usamos no nosso dia a dia há essa determinação. Os elementos da língua tem um valor significativo preferencial que é agregado aos fonemas e/ou morfemas e/ou palavras entre outros, que são chamados de recursos da língua.

O signo é o resultado de todo trabalho lingüístico. Quanto mais competências lingüísticas possuímos com os elementos da língua mais desenvolvemos a nossa comunicação. A enunciação é uma ocorrência sócio-histórica da produção e formulação de um enunciado e quando essas determinações são mudadas a língua também pode mudar.

A constituição e construção de um texto depende de suas condições de produção. Devemos observar três requisitos para essa função, que são a exterioridade que é observada através do contexto; o sujeito que é super importante para o efeito de sentido que se da numa determinada interação; e por ultimo as regularidades lingüísticas, que são formadas sócio–históricamentes e ideologicamentes como meios para a significação. Assim, passamos a ver esses elementos como marcas que visam produzir um efeito de sentido no texto.

Observados esses aspectos podemos assistir que no ensino da língua materna, devemos sempre numa ocasião comunicativa nos perguntar o que estamos fazendo e querendo naquela situação, e analisada essa resposta, buscar os meios mais a fins para esse objetivo. Portanto nas aulas de gramática, produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com