TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha RESENHA GARCIA, Francisco Antonio. Acta Scirntiarum. Maringá, Paraná, 2001.

Por:   •  15/11/2015  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ DE ITAPERUNA

CURSO DE LETRAS

DISCIPLICA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR: ANIZIO PIROZI

ACADÊMICA: CAMILA MOISÉS

                 FERNANDA GARCIA

                LAÍS QUEIROZ

RESENHA

GARCIA, Francisco Antonio. Acta Scirntiarum.  Maringá, Paraná, 2001.

No texto: “Filosofia e verdade” de Francisco Antonio Garcia, publicada em 2001, ano marcado pela tragédia do atentado as torres gêmeas, o autor nos leva a refletir o que é a verdade? E qual é o papel da filosofia na autenticidade dela.

Na obra, o autor inicia sua abordagem pelo significado da palavra filosofia, a busca pelo saber, o desejo pelo conhecimento, trazendo para a sociedade uma analise para a comprovação da verdade pela humanidade.

Assim, o caminho pela investigação da verdade sempre foi uma tarefa difícil e complicada para a filosofia, pois esta busca só tem a razão de acontecer para posicionar sobre a perspectiva da veracidade dos fatos. No entanto, o respeito e a etica tem que ser essencial nos estudos para que os esforços pela busca da verdade não seja inutil.

Desse modo, construiu um pensamento do que é sabedoria. Para os gregos sabedoria era compreensão das coisas reais e naturais, portanto, a sabedoria era a busca do saber, da realidade.

Além disso, são necessárias algumas medidas para que o pensamento seja entendido como filosófico, é importante que se reflita ver o que realmente será saudável para todos, sempre se organizar e sempre se questionar, caso contrário não se deve ser considerado como pensamento filosófico.

Na análise da concepção da verdade, a história está ligada a filosofia, para que se possa compreender as suas tramas, ela tende a compreender como as coisas passaram de tal forma e não de outra, para isso, precisa da filosofia. Para podermos compreender diversas maneiras de pensar de cada época é necessário que saibamos  os aspectos políticos, culturais, econômico e social de cada época. Assim a história e a filosofia se relacionam intimamente.

Assim, um dos problemas fundamentais da filosofia é a busca da verdade, em grego a verdade é aquilo que está não-oculto, em latim se diz com detalhes o fato ocorrido e em hebraico está relacionado a confiança. Para a filosofia existem várias concepções sobre a verdade. Sengundo chaui (1998), ao  analisarmos concepções sobre verdade, constatamos que todos fazem parte do verdadeiro, a verdade tem que ter um critério para ser uma verdade. A verdade é uma verdade relativa e provisória até que se prove o contrário para a filosofia.

A fim de verificar um acontecimento, pela comprovação de assunto ou ideia se é veridico desenvolve na filosofia a motivação pela investigação, o critério de verdade, o que seria isso? Pois bem, ter um conceito pertuado e a partir de um momento ele é questionado, se é uma verdade absoluta, na hipótese da não aprovação desta, ela se torna um dogma fracassado quando se trata de um conhecimento cristalizado pela sociedade.

Como diz Platão, o conhecimento humano vem de três fontes principais: o desejo, a emoção, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça, respectivamente, ou seja, almejar a sabedoria sem deixar de respeitar os seus sentimentos e respeitar os princípios culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com