TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Resenha da Obra “Lesões mamilares decorrentes da amamentação: um novo olhar novo para um problema conhecido”

Por:   •  29/8/2021  •  Monografia  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha da obra “Lesões mamilares decorrentes da amamentação: um novo olhar novo para um problema conhecido”

Keler Cristina Pereira

        O artigo resenhado foi nomeado de “Lesões mamilares decorrentes da amamentação: um novo olhar novo para um problema conhecido”, a obra foi desenvolvida pelas autoras Marina Possato Cervellini, mestre em enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo, Mônica Antar Gamba professora adjunta da Escola Paulista de Enfermagem, Kelly Pereira Coca doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo e Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão professora associada da Escola Paulista de Enfermagem. O artigo foi publicado no ano de 2014 pela Revista da Escola de Enfermagem da USP.

A obra discorre sob forma de estudo acerca dos traumas mamilares, onde o objetivo foi o de analisar esses traumas em decorrência da prática da amamentação, mantendo um enfoque dermatológico sobre a temática. Além disso, foram realizadas ao longo do artigo, duas revisões integrativas da literatura, onde uma delas se relaciona com as definições, classificações e métodos no que tange a avaliação de traumas mamilares. Já a outra, abarcou os estudos de validação relacionados com o tema.

A estrutura da obra foi dividida nas etapas de introdução, onde foi contextualizado o tema do artigo, o método que buscou explicar os caminhos para a construção da pesquisa, os resultados que explicitaram o conteúdo das pesquisas elencados nas duas revisões de literaturas realizadas, na discussão foi realizada um apanhado de temas abordados nas obras revisadas passíveis de debate e na conclusão foi apontado uma divergência de opiniões sobre os autores e pesquisadores da área, sobre o tema.

O estudo em questão, evidencia que o trauma mamilar é causa comum para o abandono do aleitamento materno. Ademais, o artigo aponta algumas definições de lesões mamilares baseadas na literatura, como por exemplo a eritema, equimose, marcas brancas, amarelas ou escuras, hematoma, edema, bolha, vesícula, fissuras, rachadura, erosão, escoriação, ulceração, abrasão, crostas e descamação. Ao final do artigo fica claro que não existe um consenso entre os autores da definição, classificação e avaliação de lesões mamilares, sendo assim, as autoras destacam a importância da elaboração e da validação de um conteúdo padronizado sobre o assunto, já que essa divergência pode trazer consequências negativas, tanto para a produção de materiais sobre a temática, como na avaliação clínica por exemplo.

É notório que o artigo se faz de grande valia para os estudiosos da área da saúde, principalmente as áreas com questões relacionadas com a maternidade, já que o arcabouço de informações sobre as lesões mamilares, pode agregar muito nas estratégias de manejo clínico com os pacientes acometidos por tais lesões mamilares, além de ampliar o repertório profissional dos estudantes que podem vir a pesquisar e elaborar materiais aprofundados sobre esse tema, com o intuito de solucionar a problemática acerca da falta de consenso entre os pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com