TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre a Cabeça do Santo

Por:   •  18/6/2019  •  Ensaio  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

                     Trabalho de Português - Lourdes Maria Silva de Assis (P1 de Info)

 

"A cabeça do Santo"de Socorro Acioli, um livro de ficção paranormal habientado no Nordeste brasileiro

Com um realismo mágico, seus primeiros rascunho foram escritos em 2006, com o apoio na oficina de Gabriel Márquez, sendo publicado em 2014 pela editora Campanha de Letras

Socorro Acioli, nasceu em Fortaleza em 1975, é jornalista com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado (em curso) em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Começou a carreira em 2001 e desde então publicou livros de diversos gêneros, como as biografias 'Frei Tito' (2001) e 'Rachel de Queiroz' (2003), contos infantis e romances juvenis.

O livro nos apresenta ao Samuel, como um andarilho morimundo no meio da estrada para Candeia com o objetivo de realizar os desejos da mãe, Mariinha, e vingar-se seu pai, Manuel, que teria os abandonado. Logo depois de ter sido rejeitado na casa da sua mistériosa avó paterna, se abriga na gigantesca cabeça de Santo Antônio onde pode ouvir as orações das mulheres apaixonadas, junto de Francisco, seu primeiro amigo na cidade morta, usa isso ao seu favor para juntar casais, como Madniusa e o doutor, e ser considerado o milagreiro da cidade que vai ganhado fama pois é onde vive "o porta voz de santo". Intrigas e corrupções politícas são noticiadas cada vez mais, ameaçado pelo prefeito, Samuel é obrigado a fugir euma das poucas coisas que o alegravam não era o dinheiro e atenção que recebia e sim o canto apaixonante em outra língua que ouvia na cabeça do santo, que ele acaba a história com a dona da voz.

O principal tema é a relação das pessoas com a religiosidade. Principalmente, no interior, onde a um grande número de católicos devotos, Samuel expressa sua indgnação, dizendo que era apenas uma forma de pessoas ganherem dinheiro, pois ele cresceu fazendo chapeús de palha para romeiros e enriquese como porta-voz de santo. Mesmo com eventos sobrenaturais ocorrendo, somos convidados a questionar a sobre a religião. Até mesmo o padre Zacarias, principal representação do clero, faz vista grossa sobre o que ocorre na cabeça do santo e as origens de Samuel pois está ocorrendo vários casamentos em sua ingrejinha. Ou Niceia, mãe de Maidnuisa, que é a única evangelica da história e uma das personagens mais crueis  da história e apoia o plano prefeito de vender as terras da cidade pra uma industria.

Porém é nos apresentado também o modo de vida da sociedade sertaneja no passado, com papeis bem definidos, tanto de profissão, como Chico Coveiro, e social, como as mulheres, que eram que faziam as oração querendo marido, pois no pensamento coletivo mulher que não se casasse era imcopleta, sem fonte de sustento, menos as casulas, como Mariinha, que eram "condenadas" a cuidar dos país quando envelhecesse, engravidar antes do casamento então, era perdisão. E ao logo da história à pelo menos dois casos de estupro.

Além de abordar a dominação do prefeito mau carater. Candeia era uma cidade até em então esquecida e considerada esquecida pelo próprio prefeito, que visitava a cidedade poucas vezes no ano e ao serem feitas reclamações, tirou a aposentadoria dos idosos por meses. Uma injuria política que é revelado só após investigasões jornalísticas, mas mesmo assim continua a excesser pressão sobre Samuel, o prendendo e torturando; uma cidade sem lei ou justiça.

Temos plot twist: estátua do santo era pra dar prestigio a cidade, porém quando estava com o tronco todo pronto no morro e só faltava a cabeça, o enjeiro viajou e deixou a obra na cabeça nas mão de seu servente, Meticulo que construiu-a na planice invés de usar andaimes e construir já sobre o tronco, sendo assim, varios engeinheiros concluiram que seria impossivel levar a cabeça até a colina, iniciando o boato da desgraça de Candeia onde varias pessoas se mudaram dessesperadas, e os que poucos habitantes ficaram com a cidade quebrada, cheia de divídas e ódio de Meticuloso, que na verdade, é o apelido do pai de Samuel. E ao invés de odiar-lo por abandonar a namorada grávida, sentimos pena dele, ao ve-lo moribundo vivendo no trono do santo; mas esse fato cria uma ligação entre Samuel e a cabeça do santo de uma forma mais afetiva e até parental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com