TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Linguística - TCC

Por:   •  2/6/2016  •  Bibliografia  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Este trabalho de conclusão de curso propõe de uma análise da presença de Variação Linguística, por meio de um material de estudo chamado “Caderno do Aluno”. Procuramos dentro de um texto de cada Situação de Aprendizagem a presença das variações: diafásica, diatópica e diastrática. Surgiram no meio social, variados falares, que foram denominados por, padrão e não-padrão ou formal e informal, geralmente existem na sociedade o preconceito linguístico, onde, tem predominância à classe burguesa e, por consequência a língua padrão, ocorrendo uma separação das duas variações da língua portuguesa, sendo consideradas certa e errada.

A análise dos textos do Caderno do Aluno de 1° à 3° Série do Ensino Médio, tem este, como o corpus de nossa proposta de análise , nos interessando saber, à qual gênero textual pertence, que publico se destina, qual o principal tema abordado e se o texto é considerado um registro formal ou informal, sendo estes, o Nível A da análise. Sendo como Nível B, qual o tipo de Variação presente em determinado texto, destacando assim, em qual trecho foi encontrada determinado tipo de Variação.

Palavras–Chave: Variação Linguística – Língua Portuguesa – Diatópica – Diafásica – Diastrática.

REFERENCIAS

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. Por uma pedagogia da variação linguísitca. São Paulo: Parábola Editorial, 1961

ILARI, Rodolfo. A lingüística e o ensino da Língua Portuguesa. – 4ª Ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KOCHE, Vanilda S.; BOFF, Odete Maria B.; MARINELLO, Adiane F. Leitura e Produção Textual. Ed. Vozes,

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Lingüística. Ed. Contexto, 2008.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Chistina (organizadoras). Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. 9.ed.rev. – São Paulo: Cortez, 2012.

São Paulo. Secretária de Educação. Caderno do Aluno – 1ª Série do Ensino Médio. Volume 1 – Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: SEE, 2014.

São Paulo. Secretária de Educação. Caderno do Aluno – 2ª Série do Ensino Médio. Volume 1 – Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: SEE, 2014.

São Paulo. Secretária de Educação. Caderno do Aluno – 3ª Série do Ensino Médio. Volume 1 – Língua Portuguesa e Literatura. São Paulo: SEE, 2014.

SÃO PAULO, PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO, 2008.

SAUSSURE, Ferdnand. Curso de Lingüística Geral. 34ª ed. – São Paulo: Cultrix, 2012.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Código e suas tecnologias, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com