TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Ideologia Segundo Fiorini

Por:   •  10/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Capítulo: O que é ideologia? FIORIN, J.L.

Fiorin nos apresenta inicialmente em seu capítulo com dois níveis em uma formação social: Essência e Aparência. Isso implica que em uma formação discursiva existe o que pode ser lido superficialmente, mas, em uma análise mais profunda a respeito da estrutura do discurso, é possível apontar as ideias do autor, seus ideais, valores, e etc.

Ele utiliza como exemplo a análise de Karl Marx sobre o salário: superficialmente, o salário é um pagamento justo para um funcionário que está vendendo seu trabalho para seu patrão. Nessa concepção, o trabalho e o que é pago por ele são trocas equivalentes. Mas, ao observar a essência, essa troca equivalente não existe, o trabalhador está vendendo sua força de trabalho e produz, dentro de seu expediente, muito mais do que recebe de fato. É o princípio do capitalismo, lucro, e os detentores dos meios de produção, pagam funcionários para trabalharem e gerarem este lucro, e serão pagos com apenas uma fração desse lucro. Como já dito a aparência evidencia uma troca equivalente, em essência, à exploração.

Com este exemplo, Fiorin explica que ideologia é um conjunto de ideias de um indivíduo advindos de suas experiências de vida, uma construção de valores a partir de sua realidade social (criação familiar, situação socioeconômica, educação, religião, círculos sociais, etc.), o que torna qualquer discurso impassível de neutralidade, sempre denotando uma intenção em seu enunciado.

Um exemplo muito famoso é colocado por Michel Pêcheux “On a gagné" pronunciado pelos eleitores de François Mitterrand, do partido de esquerda, que ganhara as eleições para presidente da República Francesa no dia 10 de maio de 1981. A frase em questão traduz-se para “Ganhamos”, palavra que até então era utilizada no esporte com sentido claro usado nesse contexto, mas no quesito político. Ganhamos o que? Quem ganhou? A intenção do enunciado é indicar o evento como algo positivo, mas é mesmo positivo? É um ponto de vista de um grupo social com ideologias socialistas/comunistas.

Referência Bibliográfica

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 4ª ed. Trad. Eni Orlandi, Campinas: Pontes, 2006. Edição original: 1983.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com