TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO: “O QUE É IDEOLOGIA”

Por:   •  23/3/2017  •  Resenha  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  5.004 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FELIPE RIBEIRO DAMASCENO DE OLIVEIRA

RESUMO DO LIVRO:

“O QUE É IDEOLOGIA”

Marilena Chauí

Boa Vista

2017

FELIPE RIBEIRO DAMASCENO DE OLIVEIRA

RESUMO DO LIVRO:

O QUE É IDEOLOGIA

Marilena Chauí

Trabalho apresentado ao Curso de Direito, da Faculdade Cathedral, para obtenção de nota na disciplina de Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Professor: Mauro José do Nascimento Campello

Boa Vista

2017


  1. INTRODUÇÃO

 Resumo do livro “O que é Ideologia”, de Marilena Chauí, professora de História e Filosofia da universidade de São Paulo e presidente da Associação de Estudos Filosóficos do Século XVII. É colaboradora em revistas acadêmicas brasileiras e estrangeiras e escreve também para jornais brasileiros de grande circulação. A renomada autora nos presenteia com esta obra magnifica, que expõe de forma precisa o entendimento que grandes pensadores. Ela explica ainda a origem, os fins, os mecanismos e os efeitos históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais da ideologia.


  1. DESENVOLVIMENTO

A princípio a intenção da autora é desfazer a suposição de que a ideologia é um ideário qualquer ou qualquer conjunto encadeado de ideias. Mostra que a ideologia é um ideário histórico, social e político que oculta a realidade, e que esse ocultamento é uma forma de assegurar e manter a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política.

No capitulo segundo a autora inicia citando a Grécia antiga onde nascera uma das principais preocupações do pensamento ocidental, abordando questões relacionadas ao movimento e descrevendo o entendimento gregoriano em quatro pontos. Em continuidade a questão do movimento, a autora teoria das quatro causas, partida essa da afirmação de Aristóteles, que só há conhecimento da realidade quando a conhecimento da causa. Estas causas segundo a teoria, não possuem o mesmo valor e são concebidas como hierarquizadas, indo da causa menos valiosa a causa mais importante. A causa considerada a mais importante por Aristóteles é a final, pois entende-se pela finalidade de qualquer coisa, ao que foi destinada ela. Logo após é a causa formal, que baseia-se na natureza da coisa, a causa material, que é a propriedade tátil ou de constituição, e a causa considerada inferior é a motriz. A última era assemelhada ao trabalho escravo, que tem por objetivo apenas servir ao seu senhor, enquanto a causa mais nobre, a final, era relacionada aos senhores que tinham suas vontades saciadas pelo trabalho dos outros. Após esse episódio a autora mostra como nos séculos XVI E XVII Galileu, Bacon, Descartes e outros reduziram essas causas a apenas duas, dando à palavra “causa” o sentido atual do termo, e a teoria da causalidade passou então a definir-se apenas duas causas: “causa e efeito”.

Uma breve abordagem sobre o real, a autora identifica-o como decorrente de nossas experiências diretas e imediatas, que mos leva a imaginar que o real é feito de coisas, humanas ou naturais, que podem ser objetos físicos, psíquicos e culturais a partir do momento em que as notamos e vivenciamos. Como exemplo a autora utiliza uma montanha, a qual tem seu valor e importância instáveis, variando de acordo com os interesses e crenças do sujeito. Logo após encerra o capítulo afirmando que a história é o real, e o real é o movimento incessante pelo qual os homens instauram um modo de sociabilidade e procuram fixa-lo em instituições determinadas, produzem ideias ou representações com intuito de compreensão e explicação de sua própria vida individual, social entre outros. Em suma, uma série de representações construídas pelo próprio homem tenderão a esconder o real. Por fim, esse ocultamento da realidade social é o que se chama ideologia.

O terceiro capítulo remete a diversos momentos em que o termo “ideologia” foi sendo formado, a partir de pensadores diferentes. Auguste Comte, sociólogo e filósofo francês trouxe em seu “Curso de Filosofia Positiva” dois conceitos para o termo. O termo pode ser entendido tanto como a relação filosófico-científica, entre o ser humano e seu lugar na sociedade e a natureza, priorizando as sensações, como pelo conjunto de idéias de uma restrita época histórica, podendo esse ser “opinião geral” ou elaboração teórica dos pensadores da época. Ainda no mesmo, existe a visão de outro pensador, Émile Durkheim, também sociólogo. Nesse momento, o termo “ideologia” será designado a todo conhecimento da sociedade que não respeite os critérios de objetividade de Durkheim. Para ele, a regra fundamental da objetividade científica é a separação entre objeto de conhecimento e o sujeito que busca conhecer.

No quarto capítulo, a autora dedica-se a citar Karl Marx. O qual foi veemente influenciado pela dialética Hegeliana, a qual possui como norte o espírito subjetivo que é o de cada indivíduo, e o espírito objetivo que é a manifestação da idéia na história: sua expressão máxima é constituída pelo estado, que realiza a razão universal humana, síntese do espírito subjetivo e do objetivo no espírito absoluto. Este alcança o máximo do conhecimento de si mesmo, de maneira cada vez mais perfeita na arte, na religião e na filosofia. Assim, a dialética se converte na manifestação da mudança continua da realidade e do vir a ser do espírito absoluto. Para Marx o materialismo dialético não se traduz apenas no âmbito das idéias ou dos conceitos, mas é um instrumento que permite a compreensão adequada dos fenômenos históricos, sociais e econômicos reais. Ele entende a contradição como mola do processo histórico, tensão que o propulsiona e o faz progredir, em constante mudança e transição. As condições históricas e sociais reis colocadas por Hegel, para Marx chama-se luta de classes. A matéria para ele é a matéria social, isto é, as relações sociais entendidas como relações de produção, ou seja, como o modo pelo qual os homens produzem e reproduzem suas condições materiais de existência e o modo como pensam e interpretam essas relações.

O núcleo do pensamento de Marx encontra-se na idéia de que o trabalho alienado é aquele no qual o produtor não se pode reconhecer no produto de seu trabalho porque as condições desse trabalho, suas finalidades reais e seu valor não depende do próprio trabalhador, mas do proprietário das condições do trabalho. O fato de o produtor não se reconhecer no seu próprio produto, não o ver como resultado de seu trabalho, faz com que o produto surja como um poder separado do produtor e como um poder que o domina e ameaça. Como efeito, o trabalhador passa a ser uma coisa denominada força de trabalho, que recebe uma coisa chamada salário. O produto trabalhado passa a ser chamado mercadoria, que possui uma outra coisa, um preço. O proprietário das condições de trabalho e dos produtos do trabalho passa a ser uma coisa chamada capital, que por sua vez possui a capacidade de ter lucro. Desaparecem os seres humanos, eles existem sob a forma de coisas. O Estado é para Marx a forma pela qual os interesses da parte mais forte e poderosa da sociedade, as classes dos proprietários ganham a aparência de interesses de toda a sociedade. Ele é a preservação dos interesses particulares da classe que domina a sociedade. Ele exprime na esfera da política as relações de exploração que existe na esfera econômica. O Estado é, segundo Marx, a expressão política da sociedade civil enquanto em classes. Enfim, ele aparece como um poder desligado dos homens, como um poder cuja origem e finalidade permanecem secretos e que dirige os homens. Em se tratando da relação entre alienação e ideologia, a autora cita Marx e Engels, os quais asseveram que a ideologia não é um processo subjetivo consciente, mas um fenômeno objetivo e subjetivo involuntário produzido pelas condições objetivas da existência social dos indivíduos. A partir do momento em que a relação do indivíduo com sua classe é a da submissão de vida e de trabalho pré-fixadas, essa submissão faz com que cada indivíduo se converte numa parte, quer queira, quer não. A classe começa a ser representada pelos indivíduos como algo natural, com um fato bruto que os domina, como uma coisa que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com