TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Conto Felicidade Clandestina

Por:   •  10/6/2017  •  Abstract  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  2.578 Visualizações

Página 1 de 2

Felicidade clandestina

Enredo:

O conto como todos os demais da obra felicidade clandestina narra histórias cotidianas, mas com o olhar filosófico e introspectivo de Claríce Lispecto. Esse primeiro texto de mesmo nome da obra, narra a experiência de uma garota sonhadora, que encontra nos livros seu mais puro prazer juvenil, além de sentir na leitura sua liberdade.

Contudo a personagem fica em uma situação de angustia, quando uma colega, filha do dono da livraria a tortura na promessa de lhe emprestar reinações de narizinho, para a personagem principal este é um livro fantástico, grosso, daqueles que se passa o dia com ele. A ansiedade da leitora aumenta a cada vez que ela vai à casa do dono da livraria, ficando ainda maior pelo fato da pequena residente não usufruir dos livros que seu pai tem em casa.

Certo dia, depois de tanto visitar sua mais perversa conhecida, a mãe da criaturinha maligna desconfia da repetida ida da outra criança e descobre a chantagem, como recompensa fala a menina que ela poderia ficar o tempo que quisesse com a obra de Monteiro Lobato.

Com o livro em mãos, a menina tem sua felicidade, uma felicidade clandestina, por ter sido uma conquista sua, pelo livro ser de sua rival, por ser dela o tempo quiser, ela se sente em um amor proibido, em um relacionamento extraconjugal, sente-se livre.

Características modernistas

As características presentes no conto são as que acompanha a maior parte dos textos da autora, sendo essas características do último momento modernista com foco no inconsciente, intimismo, sensação e sentimentos dos personagens trazidos com grande importância, A representação do pensamento não é feita de forma linear, é livre e desordenada , a expressividade também é muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com