TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão do livro: "The Struggle for the Right"

Resenha: Revisão do livro: "The Struggle for the Right". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Livro: “A Luta Pelo Direito”

Ihering apresenta a conceituação de direito sob duas acepções distintas, a objetiva que representa o aparato jurídico do Estado, e a subjetiva que representa a atuação moral dos indivíduos que vivem em comunidade. O autor defende a ideia de que o indivíduo não pode ficar inerte diante de uma agressão ao seu Direito.

Segundo o autor, não há direito no mundo que tenha sido adquirido sem luta; afirma que os princípios ora vigentes remetem-nos a uma luta anterior, em que nossos antepassados, através da luta, impuseram àqueles que contrapunham-se em reconhecê-los. Por fim, considera sectários de uma utopia àqueles que divagam em pensamentos de uma paz perpétua.

A defesa do direito através da luta, na verdade caracteriza a vida moral do humano, que tem o dever e necessidade de se afirmar como ser de pensamento, que pode escolher os caminhos a que quer seguir.

O livro tece importantes conceituações sobre de onde o direito nasce e os caminhos pelos quais vem se transformando. Suas teses são válidas e necessárias para repensar a forma como o direito é tratado e como os indivíduos da modernidade se afastam e tem receio de lutar pelos seus direitos: a lei parece, para a grande maioria das pessoas, algo distante e inalcançável, quando deveria ser o contrário.

No meu ponto de vista, o principal deste livro é a defesa de um comportamento social que serviria, em último plano, para solidificar o direito posto de uma comunidade.

Ao meu ver, o autor é bem radical por um lado, mas não deixa de ter razão. A tese formulada é fantástica, por um lado temerária (sempre mantenho um pé atrás com o radicalismo na defesa dos direitos, normalmente se esquece de que o atacado também tem os dele). Concordo que cada indivíduo tem o dever de lutar pela lei, pela justiça, iniciando na sua esfera, pelos seus direitos individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com