TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Debate Consumismo

Por:   •  30/5/2019  •  Ensaio  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Abertura com uma reportagem: “Brasileiros estão menos conscientes na hora de comprar”.

Após a reportagem o moderador irá cumprimentar o público (no caso os alunos), apresentar o tema, os debatedores e as regras do debate.

Regras:

O debate durará 25 minutos. Cada debatedor terá 5 minutos para expressar sua opinião.

Haverá a possibilidade de réplica ou tréplica, desde que sejam civilizados.

É proibido gesticular exageradamente ou usar gírias e expressões coloquiais.

Todas as perguntas serão direcionada a cada profissional.

Iniciar explicando a diferença ente consumo e consumismo.

Perguntas:

Explique o poder da publicidade e suas conseqüências.

“A publicidade é um meio eficiente para tornar o produto conhecido e prestar informações para ajudar o consumidor a fazer uma escolha e até a aprender a consumir melhor. O problema é que, em vez de fornecer informações para um consumo racional e consciente, as mensagens publicitárias exploram pontos vulneráveis do público para convencê-lo de que o produto é realmente necessário. Assim, ela apela para os desejos, gostos, idéias, necessidades, vaidades e outros aspectos da nossa personalidade. Vocês já repararão como são as pessoas que aparecem nos anúncios publicitários? Geralmente são de classe média ou alta, bonitas, saudáveis, felizes e bem-sucedidas.. Nunca nos mostram uma mulher

Trabalhadora sozinha, com cinco filhos ou uma dona de casa vivendo num bairro marginal. A pobreza, com todas as suas características, é um problema completamente alheio ao mundo da publicidade.

A publicidade é fruto de um elaborado plano de marketing, que utiliza vários tipos de estratégia para atingir o seu público-alvo, aquele a que o produto se destina. Para vender produtos cosméticos, por exemplo, elaboram-se anúncios dirigidos para as mulheres. Neles, o que aparece não é uma mulher comum, mas um estereótipo de mulher, criado pela nossa cultura. Assim, as mulheres que anunciam cosméticos devem ser jovens, belas, magras e atraentes. Já para anunciar um produto de limpeza, a mulher deve ser perfeita e estar numa casa esplêndida e mais limpa que um laboratório clínico.

Por que os jovens passaram a consumir tanto?

“Com a expansão da sociedade de consumo, amplamente influenciada pelo estilo de vida norte-americana, o consumo se transformou em uma compulsão e um vício, estimulados pelas forças do mercado, da moda E a propaganda. Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem aquilo que vestem ou calçam, pelo carro e pelo telefone celular que exibem em público.”

Quais são as conseqüências desse hábito?

“Normalmente os jovens cai nesse de que essencial adquirir o produto.”

Os pais devem controlar o consumismo desde a infância?

"Não é fácil educar um filho em um mundo cercado de valores superficiais. Precisamos estar centrados em nossa responsabilidade como pais e não podemos deixar que essa missão fique comprometida por conta da nossa vida agitada. É preciso assumir a responsabilidade de educar para que nossos jovens sejam consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com