TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro básico para Plano de Aula

Por:   •  18/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.652 Palavras (23 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL

JULIANA APARECIDA FELITTO DA SILVA

THAIS DE NIGRO DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMUARAMA

2013

[pic 3]

PÓS GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL

JULIANA APARECIDA FELITTO DA SILVA

THAIS DE NIGRO DOS SANTOS

        A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia ALFA de Umuarama como requisito para a obtenção do título de Especialista em Educação Especial sob a orientação da Profª. Msc. Agnes

UMUARAMA

2013

[pic 4]

AGRADECIMENTOS[pic 5]

Á Deus,  que nos deu força e coragem para prosseguir em nossa caminhada

Á nossa família, que com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que  chegássemos a conclusão desta etapa tão importante de nossas vidas.

Á todo o corpo docente do Curso Pós Graduação, pela aprendizagem e dedicação que nos dedicaram.

[pic 6]

[pic 7]

Dedicatória

À nossas famílias, que foram compreensivos nos  momentos de estresse e nos ajudaram muito nos momentos difíceis, foram compreensivos e pacientes.

RESUMO[pic 8]

O objetivo deste trabalho é de  analisar a importância das atividades  lúdicas na educação especial,  visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos dizem, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar. Respaldada por expressivas referenciais teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras, que se bem aplicadas, certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora e consequentemente, no processo escolar. Para essa pesquisa a metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica. Onde foi possível concluir que a ludicidade ajuda muito no desenvolvimento dos alunos, principalmente dos portadores de necessidades especiais, pois através de atividades lúdicas eles conseguem interagir melhor com professores, colegas e com o ambiente escolar, o que facilita o aprendizado e o convívio, o que sem dúvida ira contribuir ao longo de sua vida escolar e social

Palavras-Chaves: A importância do lúdico na educação especial

SÚMARIO[pic 9][pic 10]

Introdução.............................................................................................................

Objetivo ..........................................................................................................

Metodologia .......................................................................................................

Conclusão.................................................................................................

Referencias........................................................................................................

Introdução

Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separadas por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava. Essa ideia foi lentamente sendo substituída por outra que preconizava que existiam brincadeiras apenas lúdicas que sua finalidade seria animar, alegrar e distrair, mas que existiam também algumas outras brincadeiras que poderiam ensinar um ou outro conceito, desenvolver esta habilidade e fecunda competência cognitivas e interativas. No entanto o Lúdico se transforma as sensações em percepções, isso somente acontece quando acionamos a memória, emoção, linguagem, atenção, criatividade, motivação, e a ação. Brincar favorece a auto-estima, a interação, propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus saberes estabelecidos e destes fazem elementos para novos esquemas de cognição.

 O jogo pedagógico estabelece uma relação interpessoal, com objetivos definidos e estruturados, na infância de uma criança não pode deixar de haver oportunidades de exploração de muitos jogos, pois estimulam diferentes potenciais e variadas capacidades, e exercitam competências, ensinam a compreensão das regras a sua aplicação no convívio social. Em toda educação o que mais marca primeiro, é o amor, depois o exemplo e em terceiro lugar o ensino, seria essencial que o educador infantil tivesse ilimitado amor a sua profissão e integral condição de transmiti-la através de seus atos, seus gestos e de suas intervenções.

Ao trabalhar com ludicidade o educador irá encontrar um caminho estimulador para enriquecer e atingir o processo do aprender com habilidades fundamentais na educação da criança.

A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais das crianças, sendo por isso, indispensável à pratica educativa – ( Piaget – 1998 p.28)

As brincadeiras fazem parte do patrimônio lúdico cultural, traduzindo valores, costumes, formas de pensamentos e ensinamentos.  O professor pode observar que brincando e jogando o aluno especial terá oportunidade de desenvolver capacidade indispensável a sua vida futura, tais como atenção, afetividade, hábito de permanecer concentrado e outras habilidades perceptuais psicomotoras que o lúdico oferece aos alunos especiais.

Não podemos ver a ludicidade apenas como diversão; o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita, o desenvolvimento pessoal, social e cultural; colabora para um melhor desenvolvimento em sua saúde mental, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Vygostsky , atribuiu importante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. Segundo ele, através da brincadeira o educador reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (310.6 Kb)   docx (375.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com