TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seja alfabetizado

Seminário: Seja alfabetizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Estar alfabetizado é...

Desenvolver-se em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado.

Uma pessoa alfabética lê e escreve sem ajuda do outro, já é o início de um processo muito grande, além de saber ler e escrever é preciso também saber interpretar aquilo que está sendo lido.

A alfabetização se dá por toda a vida.

Estar alfabetizado é um desafio constante a cada dia, onde temos que nos renovar e nos aprimorar a cada instante, é poder compreender o código da escrita que utilizamos diariamente e respeitar as regras que a ela pertence.

Podemos ir além de um código escrito como por ex: “ler nas entrelinhas”, ou seja, saber interpretar o que o texto nos passa e compreender a linguagem como parte da nossa comunicação.

Durante o processo de alfabetização das crianças, devemos acompanhar o progresso de aprendizagem, por meio de avaliações contínuas, que podem ser baseadas em observações e registros sistemáticos de cada criança, bem como por avaliações estruturadas, um exemplo é a Provinha Brasil.

A grande lição que tiramos desta pesquisa é que não basta erradicar o analfabetismo. E preciso avançar olhar sobre a alfabetização, trabalhar nas habilidades reais dos estudantes e investir na correção das deficiências. O importante não é apenas frequentar uma escola; é sair dela com qualificação suficiente para enfrentar as condições de vida e de trabalho, para o aluno aprender a usar o que sabe nas situações do cotidiano, na resolução de problemas.

Alfabetizar não é só ensinar a ler, a escrever, a contar. E desenvolver a habilidade de pensar, raciocinar, de criticar, é levar o aluno para uma leitura do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com