TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de informação

Tese: Sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

6ª Série Direitos Humanos

Sistema de Informação

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Danylo Augusto Armelin Faculdade Anhanguera de Limeira

Sistemas de Informação – 6ª Série – Direitos Humanos

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a

seguir.  Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.  Capacidade de exercer sua liderança, compreender os fenômenos de dinâmica grupal, coordenar e dinamizar equipes em busca dos objetivos propostos.  Habilidades em conduzir a ação empreendedora aos seus objetivos.  Capacidade e preparo para assimilar a cultura e objetivos organizacionais.

DESAFIO

Os Direitos Humanos são orientados pela afirmação do respeito ao próximo e pela busca permanente da paz, visam garantir os direitos essenciais a todos os seres humanos, como o direito à liberdade de pensamento, direito de expressão e a igualdade perante a lei. A importância e a incorporação dos Direitos Humanos no ordenamento social, político e jurídico brasileiro demonstram e reafirmam um processo de conquistas históricas, que se materializaram na Constituição Brasileira de 1988. Este desafio consiste em elaborar um blog na Internet sobre Direitos Humanos e Garantias Constitucionais. O blog deverá apresentar uma relação entre os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e os Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Brasileira de 1988, presentes no segundo capítulo do livro: BRASIL. Constituição Federal do Brasil. São Paulo: Manole, 2008. O blog a ser desenvolvido deverá conter os seguintes tópicos: 1. Estado Constitucional de Direitos e as Fontes dos Direitos Humanos. 2. Declaração dos Direitos do

Homem e do Cidadão. 3. A Influência da Constituição de Weimar na Constituição Brasileira. 4. A Proteção contra o Administrador.

Objetivo do desafio

Elaborar um blog na Internet sobre Direitos Humanos e Garantias Constitucionais.

Produção Acadêmica

  

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 01 e 03; Blog na Internet. Apresentação final em Microsoft Power Point na etapa 04.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes com um número de participantes definidos pelo professor e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Danylo Augusto Armelin

Sistemas de Informação – 6ª Série – Direitos Humanos

Pág. 3 de 7

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  Em papel branco, formato A4.  Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.  Espaçamento de 1,5 entre linhas.  Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas.  Com capa, contendo:  Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina.  Nome e RA de cada participante.  Título da atividade.  Nome do professor da disciplina.  Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1

(tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Estado Constitucional e Direitos Humanos. Fontes e Antecedentes dos Direitos Humanos. Esta atividade é importante para que você compreenda que a constituição do Estado contemporâneo teve como premissa inicial evitar o arbítrio dos governantes. É importante também para entender que as fontes do direito equivalem ao fundamento de validade do ordenamento jurídico contribuindo para a elaboração do ordenamento jurídico de um país ou nação. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno) Faça as atividades a seguir: a) Leia o conteúdo os capítulos 01: O Estado Constitucional de Direito e a Segurança dos Direitos do Homem e 02: Fontes e Antecedentes dos Direitos Fundamentais do livro: FERREIRA FILHO. Manoel Gonçalves. Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2009. b) Pesquise na biblioteca da faculdade ou em outros locais, livros, revistas, artigos científicos, filmes ou palestras que abordem o tema Estado Constitucional e Direitos Humanos. Será necessária a utilização de pelo menos duas fontes de consulta para a realização desta atividade. (No Plano de Ensino da disciplina, existe uma lista de livros complementares, mas o grupo está livre para procurar outros autores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com