TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Latim

Trabalho Escolar: Sobre Latim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Literatura é algo que não pode ser definido, mas pode ser comentado, não podemos saber o que ela é, mas o que ela faz. Nasceu junto com o homem, que na época da pré-escrita já desenhava histórias nas paredes, para contar suas conquistas e suas aventuras. Com ela podemos embarcar numa máquina do tempo e conhecer tempos passados, ser outra pessoa, visitar lugares distantes, conhecer o pensamento e as ideias de outras eras. A literatura nos transporta para todos os lugares sem sairmos do lugar. Sem começo nem fim, sem cordas para amarrar, apenas possibilidades. Nas palavras de Cosson (2006. p.39) “Ler é bem mais do que seguir uma linha de letras e palavras.”. Faz-se necessário então saber que não lemos apenas palavras, lemos símbolos, sentimentos, sensações, etc.

Através da literatura o homem passou a deixar para gerações posteriores suas descobertas, seus sonhos, suas conquistas. E todos nós somos alimentados por histórias continuamente, seja a vendedora que conta uma fofoca ou um filho que conta o que se passou no seu dia. Em verdade a literatura está presente em toda parte: a nossa volta e dentro de nós. Ao ler temos que ser críticos e isso é importante para aprender - mos a ler tudo a nossa volta e saber depois reescrever para Paulo Freire (1921) ““... a importância do ato de ler, que implica sempre percepção crítica, interpretação e reescrita do lido,...) talvez por isso ensinar as crianças a ler seja tão importante para sua formação, ensina-las a fazer correlações entre as muitas leituras e então escrever sua própria história. Nós, seres humanos, temos necessidade de compartilhar conhecimento, logo, não é apenas na escola que a literatura esta presente, ela faz parte de nós.

Quando lemos descobrimos coisas novas, aperfeiçoamos o que já sabemos e contribuímos com o restante da sociedade passando estas informações adiante. Para uma criança ter contato com textos que lhe ajudarão na formação cognitiva é de suma importância, pois, ao mesmo tempo em que aprende sua língua de forma lúdica, compartilha com seus colegas e familiares suas novas descobertas. “... o texto é um labirinto de muitas entradas, cuja saída precisa ser construída uma vez e sempre pela leitura dele”. (COSSON, 2006. P.65) Para essa leitura ocorrer principalmente na infância é de extrema importância acompanhamento e apresentação de textos adequados a sua compreensão. No intuito de melhorar esse trabalho de construção da leitura em crianças, iremos analisar algumas obras direcionadas a infantes e buscaremos baseados em renomados estudiosos como Paulo Freire, Marisa Lajolo e Regina Zilberman entre outros possivelmente, detalhar as obras Menina Nina de Ziraldo, A maior flor do mundo de Saramago e A mãe que chovia de José Luiz Peixoto mostrando aspectos que ajudam as crianças no seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com