TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO REFLEXIVO SOBRE ABP

Trabalho Universitário: TEXTO REFLEXIVO SOBRE ABP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 3

A necessidade de transformar a educação brasileira objetivando formar um profissional mais capaz de dar respostas aos principais problemas, tem aberto perspectiva para a utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem, baseada em problemas ( ABP), modalidade de estruturação curricular que tem sido adotada em diferentes instituições de ensino, possuindo como principais características a possibilidade de formentar a aprendizagem significativa, a indissociabilidade, entre teoria e prática, o respeito à autonomia do estudante, o trabalho em pequeno grupo, a educação permanente e a avaliação formativa.

A educação problematizadora trabalha a construção do conhecimento a partir da vivência de experiências significativas. Apoiada nos processos de aprendizagem por descoberta.

Para Paulo Freire, quanto mais o professor possibilitar aos estudantes perceberem-se como seres inseridos no mundo, tanto mais se sentirão desafiados a responder aos novos desafios.

A metodologia da problematização é também, uma das manifestações do construtivismo na educação. Mas está fortemente marcada pela dimensão política da educação, comprometida com uma visão crítica da relação educação e sociedade. Ela se divide em três etapas importantes como: a formulação do problema; a resolução do problema e a discussão do problema.

Na problematização, a relação ação-reflexão, a ação transformadora é o eixo básico de orientação do processo.

O método da ABP apresenta vantagens relevantes para a aprendizagem, das quais se destacam:

• Provoca a motivação;

• Promove o conhecimento de novas áreas do saber;

• Estimula a criatividade;

• Impulsiona o pensamento crítico;

• Formenta as capacidades de análises e decisões;

• Desenvolve as capacidades e competências de trabalhar em grupo.

Os princípios da ABP, indicam que a participação ativa na aprendizagem é mais produtiva do que a transferência passiva de informação do professor ao estudante e que a aprendizagem ativa incrementa a retenção e a recordação. Enfatiza a aprendizagem no estudante, no qual são desafiadoras a problematizar, pesquisar, refletir, dar significado e entender condições para o desenvolvimento e a prática da aprendizagem auto-dirigida.

Para o aluno obter proveito da metodologia é necessário estar atento aos seguintes passos: participação ativa no debate com os novos conhecimentos adquiridos; compartilhamento dos materiais; contribuir para o desempenho positivo finalizando as questões abordadas. Assim pode-se determinar características adequadas na personalidade do aluno como: independência, determinação, senso de responsabilidade, capacidade de comunicação, desinibição e capacidade de organização.

Ler não significa apenas decifrar o código, mas sobretudo descobrir o sentido intrínseco nas letras e nos códigos. A leitura ou o ato de ler tem a função de possibilitar a ampliação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com