TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Reflexivo Sobre Os Primordios Do Behaviorismo

Exames: Texto Reflexivo Sobre Os Primordios Do Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  1.975 Visualizações

Página 1 de 8

Behaviorismo

O Behaviorismo surgiu com Jonh Watson (1878-1958),foi influenciado pela teoria evolutiva de Darwin,e pela teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem de Edward Lee Thorndike (1874-1949) e pelas técnicas de condicionamento ( reflexos condicionados) de Ivan Patrovich Pavlov (1849-1936).

Todos os behavioristas concordam que pode haver uma ciência do comportamento. Chegou-se a um consenso de que o behaviorismo seja uma Filosofia da Ciência.

De Filosofia a ciência.

A diferença entre a Filosofia e Ciência, é que na primeira, temos a certeza sobre uma questão, sendo que na segunda as verdades são relativas e passiveis de mudanças.

O grupo aprofundou no Desafio proposto sobre o Behaviorismo,e em uma das pesquisas vimos que no ano de 1940, a Psicologia rompeu-se com a Filosofia. Apartir de dai,surgiu a pergunta de: Como estudar a mente?Para solucionar tal questão, surgiram dois modos de Psicologia: A Psicologia Objetiva e a Comparativa.

Psicologia objetiva;

A Psicologia Objetiva não concordava que a introspecção fosse um método confiável, portanto, adotaram métodos objetivos para as pesquisas. Isso foi muito importante, pois, os psicólogos perceberam que poderiam utilizar os mesmos métodos científicos objetivos,nos laboratórios. Isso foi um grande avanço sobre a introspecção.Com isso,os psicólogos poderiam, medir o tempo de resposta das pessoas, em diversos testes.A psicologia caminhava para a ciência efetivamente. Um exemplo de Psicologia Objetiva foi Pavlov.

Já a Psicologia comparativa,acreditava que,podíamos comparar nossa anatomia,e os nossos traços mentais mediante a comparação entre espécies.Foi assim que teve o surgimento da Psicologia Comparativa.

Esse ramo foi seguido para pesquisas com animais em laboratórios, que resultou em uma falha nos resultados. Pois os pesquisadores faziam testes com animais,como por exemplo,com ratos,e eles chegavam a conclusões de que os ratos estavam aborrecidos,ou agitados pelos simples fatos deles nao conseguirem achar o caminho certo da saida de um labirinto por exemplo. Esses resultados eram introspectivo e pouco confiável para a ciência. Watson, fundador legitimo do Behaviorismo,dizia que nenhum desses dois métodos objetivos seria ciência. Watson publicou o primeiro manifesto Bahaviorismo guiado pela Psicologia Objetiva,com criticas sobre a introspecção.P Wat

A primeira versão do Behaviorismo.

Em 1913 Watson publica o primeiro manifesto Behaviorismo guiado pela psicologia objetiva, com críticas a introspecção. Também, dizia ele, que a analogia entre humanos e animais não era confiável.

Watson, dizia que a Psicologia deveria ser considerada a Ciência do Comportamento, e que nunca deveríamos usar as palavras, tais como: mente, conteúdo, verificável instrospectivamente, imagens e etc.

Essa Psicologia de Watson propõem o estudo dos comportamentos observáveis, e se abstêm da introspecção, da consciência, da mente e etc.

O mais conhecido Behaviorista após Watson foi Skinner.

Skinner se preocupava com a explicação cientifica. Ele fundou o behaviorismo radical e se opôs ao behaviorismo metodológico. Embora haja esses dois ramos, os mesmo concordam com Watson, que a Psicologia é uma ciência, e que existe uma ciência natural do comportamento. O Behaviorismo vai além de Darwin, sendo que este ultimo excluiu a existência de Deus para a criação, o

Behaviorismo julga que não há livre arbítrio mais sim determinismo.

Livre Arbítrio versus Determinismo

Chama-se de determinismo a noção de comportamento que é determinado unicamente pela hereditariedade e pelo ambiente.

Já o contrário ao determinismo é o livre arbítrio que julga que todos os seres humanos são livres para fazerem suas escolhas. As ações são julgadas pela nossa hereditariedade e pela nossa história de vida, portanto, o livre arbítrio é utópico.

O determinismo não pode ser comprovado pois não é possível isolar todas as variáveis e acompanhar os comportamentos. Só podemos fazer isso em laboratórios e com animais.

Argumentos pró e contra o livre-arbítrio

Argumentos sociais: se o livre arbítrio caísse por terra, como ficaria a situação dos criminosos, e as penas que devem pegar pelos seus atos?

A idéia de moral parte do livre arbítrio, neste caso não há moral.

Como ficaria a democracia? E o sistema judiciário?

Para a democracia, a questão do voto remete a história do eleitor, influenciado pelas campanhas eleitorais e etc.

O behaviorismo é favorável a democracia, não porque acredita que seja fruto do livre arbítrio, mas sim, porque se apresenta como o melhor meio de vida para uma sociedade.

Quanto a moral- quando a questão de ser bom ou mal (pessoas) isso não é uma questão de escolhas, mas sim uma questão social. Cada vez mais a boa educação prova a formação de bons cidadãos.

O ser humano é responsável pelo seu comportamento, portanto, não precisamos entender a justiça por um viés moral.

Argumentos estéticos: pode-se argumentar que o livre arbítrio é simplesmente um nome para a ignorância dos determinantes do comportamento. Portanto, quanto mais sabemos das razões menos acreditamos no livre arbítrio.

Ex: um garoto rouba um carro. Tendemos a atribuir ao meio, seu comportamento: negligencia da sociedade, da família e etc.

Por máximos que saibamos, nem sempre podemos prever o comportamento do outro. O livre arbítrio implica imprevisibilidade, mas a imprevisibilidade não implica em livre arbítrio.

Quando mais sabemos das razões menos nos baseamos na idéia de Livre Arbítrio.

A imprevisibilidade é considerada como livre arbítrio.

O behaviorismo como filosofia da ciência.

Realismo versus Pragmatismo

Realismo: Ex: uma arvore existe e eu a vejo, se me viro de costas pra ela, a mesma continua existindo.

O universo objetivo: vem desde a época de Tales, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com