TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Reflexivo

Ensaios: Texto Reflexivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

TEXTO REFLEXIVO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A atividade dada a nós para que fosse feita a observação em sala de aula foi mais que uma tarefa, foi um imenso aprendizado tendo em vista que pudemos viver um pouquinho da profissão que escolhemos pra toda uma vida, percebemos que cada uma de nós saiu daquela sala de aula diferente do que entramos. Com certeza com a vontade renovada de fazer a diferença na vida das crianças que passarem por nós, hoje mais do que nunca ( e menos que amanhã)temos a certeza que fizemos a escolha certa do caminho que vamos trilhar. Escolhemos a escola EMEFEI “VEREADOR LAERTE RETONDO”, por termos em nosso grupo uma aluna que estagia na mesma, e a idade das crianças foi escolha da diretoria, mas ficamos muito satisfeitas com a escolha.

Voltando a falar um pouco mais sobre a experiência que tivemos em sala de aula, podemos dizer que na prática vimos o quanto é importante ter a aula planejada com antecedência, e termos o material a ser utilizado com quantidade suficiente, devemos ser claras e objetivas, temos que dispor de tempo para que as crianças possam fazer perguntas e devemos estar sempre dispostas a respondê-las, todas as crianças devem ser tratadas de maneira igual e devem ter as mesmas oportunidades, podemos facilitar a interação entre elas as dispondo em duplas, grupos ou como foi no caso formando um círculo para que todos possam assim interagir uns com os outros. Também devemos estar preparadas para algum imprevisto, como ter sempre um “plano B”, no caso de termos que mudar por algum motivo o tema da aula. Percebemos que as crianças com essa faixa de idade (que foi observada) questionam bastante, então devemos estar preparadas para as perguntas, estudando bem sobre a aula a ser dada.

Também não poderíamos deixar de dizer que o que estamos estudando em sala de aula nos deu suporte para concluirmos o que foi esperado de nós nessa etapa da atps, vimos a teoria de cognitivismo de Vygotsky, quando ele diz que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação com outros indivíduos e com o meio, isso ficou claro quando vimos a interação dos alunos em meio ao circulo criado pela professora, como aprenderam uns com os outros e a professora foi perfeita em colocar sua aula dessa maneira, comprovamos o quanto é verídico a teoria de Vygotsky.

Por fim, temos que agradecer a oportunidade que nos foi dada de participar de um pedaço da aula da professora Ednalva que foi muito gentil em nos deixar assistir sua aula, também a toda a diretoria que tornou possível esse encontro, e dizer a nossa professora Sheilla que essa foi uma experiência que levaremos para sempre em nossos corações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com